Comportamento

Adaptação escolar: 5 dicas para tornar esse processo mais gentil para a criança

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Para toda a mudança na rotina é necessária uma adaptação, tanto para crianças quanto para adultos. Quando se trata da adaptação escolar na Educação Infantil não é diferente. Afinal, a criança vai passar a frequentar um ambiente que ainda não conhece e, pela primeira vez, criando relações além do núcleo familiar.

Por outro lado, pais e cuidadores também sofrem com a separação. Tendo em vista que esse processo pode gerar muitas angústias e incertezas, é importante que o início da vida escolar seja planejado cuidadosamente. Por isso mesmo, essa inserção costuma acontecer de forma gradativa, para que a adaptação se torne mais tranquila para todos os envolvidos.

“As crianças da Educação Infantil farão inserção gradativa, ou seja, começam com uma ou duas horas de permanência na escola e em grupos alternados, evitando que todos cheguem no mesmo horário.  A ideia é transformar esse momento de angústia em afeto e confiança”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka

Como lidar com a entrada na escola?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que esse processo é natural, por mais difícil que seja tanto para a família quanto para a criança. Ou seja, é algo que faz parte da infância e, se respeitar o tempo da criança e a necessidade dos pais, tende a dar certo.

É importante lembrar que as primeiras semanas são conhecidas como a fase de descobertas, tanto para as crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, quanto para os reingressos. Por isso, choros no começo são naturais, já que são uma forma da criança expressar estranhamento. Com o tempo, isso tende a se transformar por interesse nas brincadeiras, no espaço e pelos amiguinhos.

Confira 6 dicas para ajudar o seu filho na adaptação escolar:

1. Visite a escola 

Isso é especialmente importante para que os pais também se sintam seguros em relação à escola. Afinal, as crianças ficarão mais confiantes se os pais também estiverem. Portanto, conheça os espaços e conheça os professores antes do primeiro dia de aula.

2. Conte como foi a sua primeira escola

Histórias sobre experiências na primeira escola dos pais podem ajudar a trazer mais segurança para as crianças. Além disso, se torna um momento de conexão, que pode gerar memórias positivas. Além disso, tende a aliviar a ansiedade nesta transição. 

3. Converse sobre sentimentos 

Um caminho interessante para perceber os pensamentos e sentimentos do seu filho sobre a escola é por meio do diálogo . Pergunte como ele imagina que vai ser a sala de aula e quais brincadeiras ele espera compartilhar. Atitudes assim são capazes de familiarizar a criança com esse novo universo.

4. Envolva a criança nos preparativos

Arrumar os materiais para o início das aulas é um momento divertido para as crianças. Por isso, inclua ela nesses preparativos e, se puder, leve junto para escolher os itens necessários. 

5. Tenha paciência

Por fim, é preciso ter paciência com mudanças de comportamento. Isso porque, diante de mudanças na rotina, é normal – e até esperado – que a criança possa ficar mais chorosa e irritada. Para amenizar essa situação, é importante conversar bastante e estar aberto para acolher quando necessário. Com o tempo, tudo se ajeita.