Adolescência

Jogos de tabuleiro: viaje sem sair de casa!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira 15 dicas de board games que transportam para outros lugares e culturas

Viajar, por enquanto, só é possível assistindo filmes, vendo fotos ou mesmo por meio de jogos de tabuleiro. Além de ser uma atividade divertida que reúne toda a família, os board games são uma alternativa ao uso de telas e uma boa opção de entretenimento durante o distanciamento social. Mais do que isso, os jogos de tabuleiro podem ainda ser um meio de aprendizado sobre outros lugares e culturas.  

Por meio de alguns board games específicos, é possível conhecer um pouco mais a história e o espírito de locais ao redor do mundo. Com eles, pode-se visitar lugares da Ásia e da Europa, se transportar para a Era Vitoriana, ou se aprofundar sobre o Calendário Maia e os deuses egípcios. Isso pode, inclusive, servir de inspiração para programar viagens presenciais, quando for possível. 

Confira abaixo uma lista preparada pela professora de professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia, Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz.

Twilight struggle

O jogo simula 45 anos de intriga, prestígio e erupções ocasionais de guerra entre a União Soviética e os Estados Unidos. Estes dois titãs lutam para tornar o mundo seguro para as suas próprias ideologias e modos de vida. O jogo começa em meio às ruínas da Europa com os dois novos “superpoderes” dividindo os destroços da Segunda Guerra Mundial, e termina em 1989, quando apenas os Estados Unidos permaneceu de pé.

Tokaido:

Cada jogador é um viajante que cruza o “East Sea Road”, uma das estradas mais belas do Japão. Ao viajar, é possível conhecer pessoas, saborear pratos finos, coletar itens bonitos, descobrir grandes panoramas, e visitar templos e lugares selvagens.

Trough the ages

É um jogo de construção de civilização. Cada jogador age por meio de uma gestão cuidadosa dos recursos, descoberta de novas tecnologias, elegendo os líderes certos, a construção de maravilhas e manutenção de poder militar. O jogo tem lugar ao longo dos tempos com início na idade da antiguidade e terminando na idade moderna. A vitória é alcançada pelo jogador cujo país tem a maior cultura no final da era moderna.

A volta ao mundo em 80 dias

Seguindo os passos de Júlio Verne, os jogadores irão tentar dar a volta ao mundo em 80 dias, ou menos, num mapa da era vitoriana. Os jogadores devem traçar suas estratégias usando trens e navios, aquele que conseguir completar a viagem no menor número de dias é o vencedor.

Ticket to ride

Jogadores compram cartas de vários tipos de vagões, que devem ser usadas para reivindicar rotas de trens na América do Norte. Quanto maiores as rotas, mais pontos elas valem. Pontos adicionais são dados aqueles que completam os bilhetes de destino que conectam as cidades. O jogador que construir a rota continua mais longa, também ganhara pontos de bônus.

Mexica

Traça o desenvolvimento da cidade de mesmo nome, em uma ilha no lago Texcoco, no México. Os jogadores tentam dividi-la em distritos, colocando edifícios e construindo canais.

Tikal

É um jogo de exploração nas selvas da América Central em busca de templos perdidos com tesouros dentro.

T’zolkin

Os jogadores representam diferentes tribos maias que colocam os seus trabalhadores em gigantes engrenagens conectadas que giram com eles e os levam para pontos de ação diferentes. O jogo termina após uma rotação completa da engrenagem central de Tzolkin. Há muitos caminhos para a vitória. Agradar os deuses, colocando crânios de cristal em cavernas profundas ou a construção de muitos templos são apenas duas das muitas possibilidades.

Trilogia da América do Sul (Cuzco)

Os jogadores são grandes dignitários Incas, lutando para obter a supremacia política nos Andes. No jogo, se deve explorar um novo e vasto território, ainda virgem, no qual serão fundadas as novas bases da sua civilização.

Lisboa

Lisboa é um jogo sobre a reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755. É jogado em um mapa real do centro de Lisboa. Durante o planejamento do projeto do centro, o tipo de negócio permitido em cada rua foi determinado anteriormente.

Kemet

Os jogadores representam uma tribo egípcia e irão usar os poderes místicos dos deuses do antigo Egito – junto com seus exércitos poderosos – para marcar pontos em batalhas gloriosas ou através de invasão de ricos territórios.

Spartacus

Cada jogador assume o papel de um Dominus: o chefe de uma casa proeminente em Cápua, cidade da Antiga Roma. As casas competem entre si por influência. É possível lutar por domínio usando uma combinação de conspirações políticas e gloriosas batalhas sobre as areias da arena.

Puerto Rico

Os jogadores são proprietários de plantações em Porto Rico, nos tempos das grandes navegações. Crescendo com até cinco diferentes tipos de culturas (milho, índigo, tabaco, açúcar e café), os jogadores devem tentar conduzir seus negócios de forma mais eficiente do que seus concorrentes mais próximos: manter cultivo e armazenagem otimizados, desenvolver San Juan com edifícios úteis, utilizar a mão-de-obra de colonos, vender suas colheitas no tempo certo, e, mais importante ainda, transportar suas mercadorias de volta para a Europa para o máximo ganho.

Grand Austria Hotel

O jogador é situado no auge Era Moderna Vienense, tentando a sorte como hoteleiro. Para ser bem-sucedido, deve expandir seu pequeno hotel e preparar novos quartos. Enquanto isso, seus hóspedes exigem culinária de excelência.

Império Lendário

O jogador controla uma civilização na luta em ser reconhecida como o maior império da História. O jogador alcançará este objetivo obtendo a maior quantidade de pontos de vitória. Para isso, deverá investir em personagens históricos, construir maravilhas da humanidade, descobrir novas tecnologias, disseminar sua fé no mundo, além de manter uma força militar capaz de proteger sua civilização.

Os comentários estão desativados.