Marista Lab

Vestibular: dicas para se preparar com tempo e se sair bem nas provas

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O último ano do Ensino Médio é uma fase importante para todos os estudantes. Afinal, é chegada a hora de pensar mais de perto na carreira, e é preciso se preparar para o vestibular. Nesta fase, o tempo é um aliado para organizar os estudos para o vestibular.

A preparação envolve muito estudo, esforço, foco e disciplina, o que pode trazer um certo nervosismo. Uma forma de diminuir esse sentimento é investir em organização, conforme explica a professora de Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, Andréa Santana Borba.

“Definir metas realistas, ter objetivos claros e alcançáveis ajudarão muito durante o processo de preparação. Diante desse cenário, vale estruturar um plano de estudos adequado, com tempo suficiente para aprender todo o conteúdo e revisar o que foi estudado”.

Portanto, fazer um cronograma de estudos, ser disciplinado e praticar resolução de exercícios são algumas das recomendações para conquistar uma boa nota. Além disso, não dá pra esquecer da questão emocional, que deve ganhar uma atenção extra nesta fase.

“A preparação emocional é extremamente importante, haja vista que as emoções podem afetar o desempenho do candidato neste momento desafiador. Técnicas de respiração, meditação e exercícios físicos ajudam a reduzir a ansiedade”, orienta a professora.

Cada pessoa tem um ritmo e uma forma de estudar, mas algumas dicas podem ajudar os estudantes a encarar o vestibular com mais tranquilidade e ganhar agilidade na hora da prova. Confira algumas formas de aproveitar o tempo para organizar os estudos:

1. Inclua a resolução de provas na rotina de estudos. 

Para isso, basta resolver questões dos vestibulares que o estudante pretende fazer. Uma dica é anotar quais foram os pontos de dificuldade para se debruçar mais sobre eles, o que é uma ótima preparação para quando for a vez de fazer a prova para valer.

2. Não perca o foco.

Apesar da correria do pré-vestibular, não adianta tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Afinal, o foco único é mais produtivo para a concentração e aprendizado. Uma das vantagens de estudar com tempo é criar um cronograma, o que vai facilitar a organização.

3. Elimine distrações. 

Ficar um tempo concentrado em uma leitura ou resolução de exercícios é fundamental. Portanto, deixe o celular em modo avião, cheque mensagens apenas em determinados horários e avise as pessoas ao seu redor que estará ocupado em determinado período.

4. Por fim, faça pequenas pausas. 

Fazer pausas de cerca de 10 minutos a cada hora, pelo menos, ajuda o cérebro a se concentrar. Com isso, fica mais fácil de planejar as diferentes tarefas que precisam ser feitas e conseguir manter o foco em algo por mais tempo. Essa estratégia ainda ajuda a evitar a sobrecarga no cérebro.

5. Cuide da mente e do corpo.

Não menos importante no preparo para o vestibular é cuidar da saúde física e mental. Logo, se alimentar bem e fazer atividades físicas são boas formas de manter o corpo saudável para se dedicar a provas tão extensas. 

6. Mantenha-se atualizado

Os vestibulares costumam cobrar temas bem atuais. Por isso, o preparo deve incluir assistir a jornais confiáveis, ler notícias e se informar sobre os assuntos mais importantes que estão acontecendo no Brasil e no mundo.