Comportamento

Ciência na infância: sites para instigar a curiosidade das crianças 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A Ciência desempenha um papel fundamental na infância, pois ajuda as crianças a compreender o mundo de uma forma sistemática e estruturada. Além de ser abordada no contexto escolar, pode fazer parte do cotidiano por meio de experimentos e sites que oferecem atividades científicas criativas e lúdicas. 

Incentivar o gosto pela Ciência é essencial na infância, pois se trata de um conhecimento que estimula a curiosidade, a habilidade de resolução de problemas, fomenta a criatividade e a alfabetização científica. A capacidade de preparar as crianças para o futuro ainda é outro ganho promovido por esse aprendizado, explica a professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia, Thayza Montine. 

“Vivemos em uma sociedade em que a compreensão da Ciência é essencial em muitas áreas, desde a tecnologia até a saúde e o meio ambiente. Ao desenvolver uma base sólida nesta área desde cedo, as crianças estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mundo moderno”, ressalta 

Portanto, nada melhor do que promover vivências ricas em aprendizado para as crianças. Confira sites com ideias de atividades científicas: 

O tamanho do espaço 

Para ter uma ideia do tamanho dos planetas e estrelas, o site “The Size of Space” (O Tamanho do Espaço) oferece comparações que demonstram a imensidão do universo. O visitante inicia compreendendo o tamanho de um astronauta e, aos poucos, vai se deparando com planetas do nosso sistema solar e buracos negros. 

Experimentos científicos 

O blog “Ciência Tube” tem uma grande variedade de materiais com experimentos de física, química, biologia e geologia. Seja para fazer em casa ou para algum trabalho escolar, o site oferece conteúdos interessantes que auxiliam no aprendizado científico na prática. 

Informação é tudo 

O canal de YouTube O Incrível Pontinho Azul é voltado especialmente para o público infantil e tem o objetivo de auxiliar na alfabetização científica, de uma forma divertida e lúdica. Os vídeos têm duração entre dois ae três minutos, para que as crianças não percam o foco e abordem temas de física, química, biologia e até astronomia.