Carreira

Qual é a importância da formação continuada de professores? 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A educação está em constante evolução, com novas descobertas, metodologias e tecnologias surgindo continuamente. Nesse contexto, a formação continuada ajuda os professores a se manterem atualizados sobre as melhores práticas de ensino, novas teorias educacionais, conteúdos curriculares e abordagens pedagógicas.  

Além disso, o desenvolvimento profissional proporciona aos professores a oportunidade de refletir sobre sua prática, ressalta o coordenador de Socioeducação e Evangelização do Marista Brasil, Evandro Espanhol. “Com isso, é possível identificar áreas de melhoria e criar novas estratégias para envolver os estudantes, adaptando-se às suas necessidades individuais e às demandas de uma sociedade em constante transformação”. 

Os benefícios da formação continuada 

A formação continuada também permite que os professores incorporem as novas tecnologias educacionais em sua prática pedagógica. Dessa forma, o ensino se torna mais interativo, dinâmico e relevante para os estudantes, que estão cada vez mais imersos na cultura digital.  

Outro benefício é o incentivo à experimentação de novas abordagens de ensino, a exploração de diferentes recursos educacionais e o pensamento criativo sobre os processos de aprendizagem significativa. 

“Portanto, o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores é fundamental, pois proporciona uma expansão de horizontes intelectuais e fortalece as habilidades de liderança, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade da educação e para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes”, opina Espanhol. 

Capacitação melhora a o aprendizado  

Ao promover a formação continuada, a instituição oferece uma cultura organizacional que valoriza a aprendizagem ao longo da vida e o crescimento profissional, inspirando seus professores a buscar constantemente a excelência e a inovação.  

A capacitação dos professores contribui de diversas formas para o aprendizado dos alunos, oferecendo: 

  • Melhores práticas de aprendizagem 
  • Atendimento às necessidades individuais dos estudantes 
  • Utilização de Recursos e Tecnologias Educacionais 
  • Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais 
  • Estímulo ao Pensamento Crítico e Criativo 

Além disso, colabora para a inovação e adaptação às mudanças, desenvolve uma cultura da instituição e capacita professores para estarem preparados às necessidades individuais e coletivas dos estudantes. Isso pode, consequentemente, levar ao aumento no desempenho acadêmico e satisfação dos estudantes e famílias.