A leitura na infância tem um papel fundamental como parte do processo de alfabetização e letramento, além de estimular a criatividade, apoiar a formação de conhecimentos e valores, e colaborar para o desenvolvimento de outras competências e habilidades.
Além disso, a leitura em si mesma é uma competência crucial ao longo da vida. Portanto, ela deve ser cultivada desde cedo. Vale a pena notar que, se a criança recebe os incentivos certos, no momento certo, pode crescer com uma visão mais positiva e aberta sobre os prazeres e os benefícios da leitura.
Existem estratégias eficazes para incentivar a leitura na infância. Quando essas estratégias são aplicadas não apenas na escola, mas também em casa, elas trazem resultados ainda melhores. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a importância da leitura na infância?
A importância da leitura na infância pode ser abordada sob duas perspectivas. Em primeiro lugar, a perspectiva dos efeitos imediatos, observados na própria infância. Em segundo lugar, a perspectiva dos efeitos em longo prazo, observados ao longo de toda a vida, inclusive – ou principalmente – na fase adulta.
Entre os efeitos imediatos do incentivo à leitura na infância, está o desenvolvimento de competências como:
- fala e escrita fluentes;
- capacidade de compreensão e interpretação;
- lógica e senso crítico;
- criatividade.
Além disso, outros efeitos imediatos são a construção de um vocabulário mais avançado, a aquisição de conhecimentos variados e a formação de valores humanos positivos.
Entre os efeitos em longo prazo do incentivo à leitura na infância, está o desenvolvimento de outras competências, como:
- fala em público;
- argumentação e persuasão;
- análise de situações com problemas complexos;
- elaboração de soluções inovadoras.
Outros efeitos em longo prazo são a habilidade para dialogar e se posicionar ativamente sobre diversos assuntos, a facilidade para aprender de forma autônoma e a capacidade de manter o foco em uma atividade por períodos mais longos.
Como incentivar a leitura na infância?
Enquanto os benefícios da leitura na infância são claros, nem sempre é tão evidente como a família pode colaborar.
É importante que a criança não receba incentivos à leitura apenas no ambiente escolar, mas também em casa, desde cedo. Para oferecer esse incentivo, veja as principais estratégias que você pode adotar em sua casa.
Escolha de livros apropriados para cada idade
Existe uma vasta gama de opções em livros infantis e infanto-juvenis. Em geral, esses livros são classificados por idade, indicando a faixa etária para a qual são mais apropriados. Existem vários fatores que afetam essa classificação, incluindo a quantidade de texto escrito, a complexidade gramatical e até mesmo os temas e a forma como eles são abordados.
A escolha de livros apropriados para cada idade torna o contato com a leitura mais agradável para a criança. Esse contato continua sendo um desafio, no entanto, é um desafio que ela pode superar e, o mais importante, que estimula seu desenvolvimento.
Não faria sentido, por exemplo, introduzir a leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas para uma criança de 8 anos. Ela ainda não adquiriu todas as ferramentas necessárias para apreciar esse livro. O contato provavelmente seria frustrante e teria um impacto negativo em sua motivação para ler obras parecidas no futuro.
Há crianças que apresentam maior interesse e se desenvolvem mais rapidamente. Elas podem começar a ler livros para faixas etárias mais avançadas. No entanto, essa deve ser uma evolução natural, não uma exigência.
Conexão da leitura com os interesses da criança
A criança estará muito mais propensa a se envolver com a leitura se as obras tiverem uma conexão com seus interesses pessoais.
Imagine que uma criança gosta muito de animais. Ela pode ter mais curiosidade por livros que ensinam sobre a vida dos animais ou que trazem histórias envolvendo personagens animais.
Até mesmo crianças que normalmente preferem atividades ao ar livre, como esportes, podem ter seu interesse pela leitura despertado por meio dessa estratégia. Por exemplo, elas podem gostar de livros que trazem histórias em que o protagonista é um jovem apaixonado por esportes. A identificação com o personagem é um gatilho para a curiosidade.
Assim, associando a leitura a interesses pré-existentes, é possível manter a criança envolvida. Essa é uma boa ponte inicial, especialmente para uma criança que se mostra mais relutante ao hábito de ler. Com o tempo, conforme ela desenvolve um gosto pela atividade, poderá buscar outros tipos de livros.
Criação de uma rotina de leitura
Se a leitura é um evento esporádico na vida da criança, seus efeitos também serão limitados. O ideal é que ela faça parte do cotidiano, de maneira regular, por meio da criação de uma rotina.
A família deve tratar a leitura na infância da mesma forma como trata outras atividades que considera essenciais para a educação da criança. Assim como ela tem horários para acordar e dormir, para se alimentar ou para brincar, também precisa ter horários para ler.
Nesse horário, o ideal é que a família esteja comprometida a participar ativamente. A depender da idade da criança, os responsáveis podem ler para ela ou se dedicar a alguma leitura pessoal, incentivando pelo exemplo. Se isso não for possível, no mínimo, é necessário não criar distrações para a criança.
Por esse mesmo motivo, é interessante que exista um espaço adequado em casa para a rotina de leitura. Esse é um ambiente no qual a atenção da criança não será disputada entre os livros e as conversas da família, a TV ligada, o computador ou os brinquedos, por exemplo.
Associação da hora da leitura com algo divertido
Criar uma rotina de leitura para a criança é importante. No entanto, se essa rotina não for associada com algo divertido, ela pode ser entendida como uma “tarefa”.
Isso significa que, mesmo que a criança cumpra com a rotina, ela não vai ter prazer nessa atividade. Como resultado, ela pode até mesmo criar uma aversão à leitura na infância. Esse sentimento será levado para a vida adulta.
Para que a hora da leitura seja associada com algo divertido, existem várias estratégias possíveis.
Em primeiro lugar, tornar a criança protagonista da escolha. Existem livros indicados para cada faixa etária, como você já viu, mas, entre esses livros, a criança deve ter liberdade para selecionar aqueles que despertam sua curiosidade.
Em segundo lugar, fazer da leitura uma atividade social. Permitir que a criança convide amigos para participar da hora da leitura garante que essa atividade se assemelhe mais a uma brincadeira. Além disso, traz o benefício adicional de incentivar a reflexão e o diálogo sobre o que foi lido.
Em terceiro lugar, associar a leitura com a prática da gamificação. Em outras palavras, tornar a leitura parte de um game, um jogo. Desafie a criança a cumprir pequenas metas de leitura e recompense o cumprimento das metas. Crie níveis para que ela continue motivada e perceba seu próprio progresso.
Incentivar a leitura na infância não é fácil. Ainda assim, é mais provável ter sucesso em fomentar o gosto pela leitura nessa fase do que na adolescência ou na idade adulta.
Quanto antes a criança tiver contato com os livros – e com outros gêneros, como artigos de jornal ou até mesmo histórias em quadrinhos –, mais cedo ela vai colher os efeitos positivos que o hábito da leitura tem a oferecer. Você já viu alguns desses efeitos no começo do artigo. Para entendê-los melhor, aproveite para conferir uma lista completa com os 10 benefícios da leitura para as crianças.
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