Infância

10 benefícios da leitura para as crianças

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Contato com os livros aprimora habilidades sociais e cognitivas na infância

Você provavelmente lembra de quais livros gostava quando era criança. Talvez tenha até resgatado algumas dessas histórias para contar aos seus filhos, não é mesmo? Esse afeto revela a importância da leitura na infância, hábito que contribui para o desenvolvimento social e cognitivo, o bem-estar e a saúde mental. 

Ler com as crianças gera benefícios que se estendem ao longo da vida. Um estudo realizado pela Universidade de Ohio mostra que crianças que são incentivadas a ler entram na escola tendo ouvido aproximadamente 1,4 milhão de palavras a mais do que as que vivem em famílias que não cultivam esse hábito. Ou seja, ler uma vez por dia – na hora de dormir, por exemplo – expõe os pequenos a cerca de 78 mil palavras por ano. 

Como ler com o seu filho

1) Leia em voz alta: isso torna-se um passatempo divertido que tanto os pais quanto os filhos podem desfrutar. Para crianças pequenas, que ainda não sabem ler, se trata de um incentivo para que elas se interessem pela leitura e, mais tarde, incorporem esse hábito na rotina.

2) Varie os livros:  isso amplia o contato com diversas culturas e personagens, e incentiva a imaginação. 

Mas afinal, quais são os principais benefícios da leitura para os pequenos? Neste dia 18 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, o MaristaLab separou alguns:

  1. Aumenta o vocabulário.
  2. Incentiva a imaginação.
  3. Desenvolve habilidades criativas.
  4. Aprimora o aprendizado da empatia.
  5. Possibilita uma compreensão mais profunda do mundo.
  6. Aumenta o nível de concentração.
  7. Aproxima o vínculo entre pais e filhos.
  8. Melhora o desenvolvimento cognitivo.
  9. Fortalece habilidades sociais e a interação.
  10. Amplia habilidades verbais e de redação

Os comentários estão desativados.