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Antes de escolher a escola, é importante conhecer a metodologia de ensino

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É muito importante avaliar a metodologia de ensino adotada por uma instituição antes de matricular seus filhos. As linhas pedagógicas se diferenciam pela forma de abordar as práticas educacionais e muitos aspectos devem ser considerados quando chega o momento de procurar uma escola para os filhos. Além da localização e preço, outros itens pesam na escolha.

Com tantas escolas no país, encontrar a instituição de ensino ideal para os filhos é uma das principais dificuldades dos pais, que acreditam estar em uma missão quase impossível. Porém, para solucionar o impasse basta adicionar uma dose extra de análise e de conhecimento sobre os diversos estilos de colégios e respectivamente dos seus métodos de ensino. 

Com intuito de facilitar este processo, abordamos no post de hoje a importância de optar por uma proposta pedagógica que seja compatível com a sua família, além de apresentar as diferentes metodologias educativas existentes. Confira!

A importância da metodologia de ensino no processo de aprendizagem

Uma metodologia de ensino consiste no conjunto de métodos usados ​​pelos professores para assegurar a aprendizagem dos alunos. Essas estratégias são determinadas em parte pelo assunto a ser ensinado e, em parte pela, natureza do aluno. Para que um determinado método de ensino seja apropriado e eficiente, ele deve estar relacionado às características do aluno e ao tipo de aprendizagem que se espera que ele proporcione.

A linha pedagógica define a forma com que o aluno vai aprender e como será estabelecido o cotidiano escolar, aspectos que devem estar alinhados com a cultura e os costumes da família.

A metodologia estabelece o tipo de relações que a escola vai construir na relação com o aluno e a família. A linha pedagógica também é responsável por nortear a maneira com que se dará a aprendizagem. Vai determinar, por exemplo, se o professor será a figura central que transmite os conteúdos, ou se a aula acontece em um formato mais ativo, com os assuntos partindo do interesse dos alunos.

Como escolher a metodologia de ensino

Para que essa escolha seja mais acertada os pais devem se informar com antecedência e procurar conhecer qual metodologia se encaixa melhor ao que eles acreditam e praticam em casa. Para evitar conflitos neste sentido, a psicopedagoga Isabel Parolin aconselha a família a se inteirar sobre a metodologia da escola.

Claro que os pais possuem expectativas específicas sobre o desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal dos filhos, correlacionando o sucesso das crianças com a metodologia de ensino do colégio. Mas, para conquistar êxito nesta tarefa, é fundamental conhecer primeiramente as particularidades do indivíduo. Após saber mais sobre a realidade do filho, cabe aos responsáveis escolher uma instituição de ensino que seja adequada às necessidades do estudante.

Entender os limites, os medos, receios e até mesmo frustrações dos pequenos e também dos jovens é parte importante do processo. Só assim será possível definir qual o conteúdo e ensino é mais propício para aquele estudante.

Assim, se os pais optam por uma escola mais disruptiva, que preza pela autonomia, mas em casa fazem interferências no processo de aprendizagem, quem sai prejudicado é o aluno. Já as escolas diretivas vão exigir mais disciplina e direcionamento, sendo importante a família acreditar no que está sendo proposto. “A metodologia da escola precisa estar alinhada com a seguida em casa”, ressalta Isabel.

Confira algumas metodologias e escolha a que mais combina com a sua família

Tradicional

Esta predomina nas escolas brasileiras. O professor transmite conhecimentos e o aluno cumpre tarefas diariamente, passa por avaliações periódicas que buscam atingir uma nota determinada, e caso não alcance, é reprovado.

Construtivismo

Idealizado pelo psicólogo suíço Jean Piaget na década de 20, acredita na construção do conhecimento pelo próprio aluno e no professor como mediador do processo. Foca na construção do aprendizado, de forma dinâmica, a partir de conhecimentos anteriores.

Montessori

Criada pela educadora italiana Maria Montessori em 1097, defende que a educação deve acontecer com base na evolução da criança. Utiliza seis pilares educacionais: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, adulto preparado e criança equilibrada.

Waldorf

Fundamentada na Antroposofia, a metodologia foi idealizada por Rudolf Steiner na Alemanha. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. Incentiva a criatividade, a imaginação e o equilíbrio entre a atividade intelectual e a prática com atividades que incentivam o pensar, o sentir e o agir.

Sócio-interacionista

Criada pelo psicólogo bielo-russo Lev Semenovitch Vygotsky, considera que a aprendizagem acontece a partir da interação do sujeito e a sociedade ao seu redor — ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. O professor é um mediador e exerce o papel de incentivar avanços que não aconteceriam naturalmente.

Pikler

Desenvolvida pela médica húngara Emmi Picker, tem foco na educação infantil. Se baseia no cuidado com a saúde física e no respeito pela individualidade de cada aluno. Acredita no desenvolvimento pelo brincar livre, respeitando o ritmo de cada criança. Experimentando, ela percebe que suas ações geram consequências e aprende a lidar com isso de maneira natural.

Freiriana

Criada pelo educador e filósofo brasileiro Paulo Reglus Neves Freire, essa metodologia tem foco no diálogo entre professor e aluno. Freire criticava os métodos em que o aluno se tornava apenas receptor do conhecimento, pregando que o ideal é que o estudante seja o verdadeiro detentor de seu conhecimento.

Logosófica

Essa metodologia foi desenvolvida pelo educador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche. Dentro de suas projeções, estão o autoconhecimento e o desenvolvimento biopsicoespiritual dos alunos, a fim de desenvolver valores morais. Dentro dessa metodologia, os professores trabalham como propulsores para a evolução dos alunos, em um processo de superação constante.

Freinet

Criada por Célestin Freinet, um pedagogo e pedagogista francês, essa metodologia se divide em 4 pilares: livre expressão, autonomia, cooperação e trabalho. Seu movimento pedagógico é chamado de escola moderna e defende que a escola deve ter foco na criança, pois ela faz parte da comunidade e não é apenas um indivíduo isolado.

Sala de aula invertida

Popularizada por Jonathan Bergmann, professor da Universidade do Colorado, a sala de aula invertida é uma metodologia que tem como principal objetivo estimular a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Durante algumas aulas, o estudante assumirá a responsabilidade de compartilhar com sua turma por meio de apresentações, debates e trabalhos em grupo. Nesses momentos, o professor funciona como um mentor, tendo participação apenas para auxiliar nas dúvidas dos alunos.

Tão importante quanto escolher uma boa escola, é encontrar uma instituição de ensino que tenha uma metodologia e valores que sejam compatíveis com os da sua família. Se você quer que seus filhos se desenvolvam da melhor forma, busque por colégios que se preocupam com ensinamentos que vão além das matérias tradicionais.

Os Colégios Maristas baseiam suas metodologias de ensino na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial 

para aprender.

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