Quem foi criança nos anos 1990 certamente conhece, ou até mesmo tinha, um Tamagotchi – o nome oficial do “bichinho virtual” japonês que virou febre no mundo todo. O brinquedo era colorido, arredondado e tinha a característica tela pixelada. O dono precisava manter o animalzinho vivo, oferecendo comida e atenção.
Lançado em 1996, o bichinho virtual acabou se espalhando pelo mundo e virou moda entre as crianças. Afinal, era uma novidade para a época. Agora, seguindo a tendência de retomar a produção de brinquedos clássicos, a fábrica japonesa Bandai relançou o Tamagotchi, que já está disponível para compra em diversos países, incluindo o Brasil.
Novidades do bichinho virtual
Diferente do brinquedo antigo, o novo modelo traz alguns diferenciais. Além de comer e dormir, o Tamagotchi agora tem mais personalidade, podendo viver, por exemplo, em diferentes habitats e se reproduzir.
Ao contrário de antigamente, hoje existem diversas versões do brinquedo. Um deles é o Tamagotchi Pix Party, que tem tela colorida e uma câmera para que a criança possa tirar fotos com o personagem.
Para se ter uma ideia do sucesso do produto, no final de 2022, o bichinho virtual estava entre os itens mais populares em plataformas como Amazon, Mercado Livre e EBay.
Como equilibrar o uso de eletrônicos
Mesmo que o Tamagotchi seja direcionado às crianças, é um brinquedo eletrônico. Por isso, é importante os pais ajustarem o tempo de uso e intercalarem com outras atividades, mesclando atividades on e off line.
Portanto, incentivar os passeios ao ar livre, brincadeiras com bola e andar de bicicleta são algumas das atividades que devem ser priorizadas, lembra a professora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Cristina Oliveira Caron Cassou.
“É importante dar atenção direcionada para as crianças. Desta forma, o tempo de uso dos eletrônicos pode ser dosado. Jogos de tabuleiro são uma boa pedida para passar tempo de qualidade”, afirma.
Os comentários estão desativados.