Adolescência

Como desenvolver um relacionamento saudável com a tecnologia: dicas de atividades on e off

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Para ajustar o uso dos eletrônicos com outras atividades nas férias, a chave é o equilíbrio. Por isso, se a intenção é ocupar o tempo das crianças sem depender totalmente da tecnologia, uma dica é aprender a fazer um uso saudável da tecnologia, mesclando atividades on e off line. 

Portanto, incentivar os passeios ao ar livre, brincadeiras com bola, andar de bicicleta e frequentar parques são algumas das atividades que devem ser priorizadas, lembra a professora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Cristina Oliveira Caron Cassou.

“Por mais que os pais trabalhem nas férias, é importante dar atenção direcionada para as crianças ao chegar em casa. Desta forma, o tempo de uso dos eletrônicos pode ser dosado. Jogos de tabuleiro são uma boa pedida para passar tempo de qualidade”, afirma.

Entretanto, também existem maneiras criativas de usar as telas de uma forma equilibrada, incentivando a criatividade das crianças.

Veja algumas atividades on e off para desenvolver um relacionamento saudável com a tecnologia:

Blocos e Lego

Brinquedos de montar podem promover uma ampla gama de aprendizados, incluindo habilidades motoras, espaciais, de linguagem, resolução de problemas e inteligência não-verbal. Seja seguindo modelos pré-definidos de instruções ou construindo do zero, são uma ótima maneira de desconectar e se divertir. 

Quebra-cabeças

Primeiramente, os quebra-cabeças trazem muitos benefícios, desenvolvendo a coordenação mão-olho, habilidades motoras finas, resolução de problemas, reconhecimento de formas, memória e estabelecimento de metas. Com isso, é possível criar uma estratégia (por exemplo, construir a borda primeiro ou agrupar as peças por cores). 

Jogos de tabuleiro e jogos de cartas

A noite de jogos é uma ótima maneira para as famílias passarem mais tempo juntas, inclusive no ano novo. Os pais podem dar um exemplo positivo para seus filhos seguindo as regras do jogo sem levar muito a sério ganhar ou perder. Os jogos também são uma ótima maneira de pré-adolescentes e adolescentes se divertirem offline.

Andar de bicicleta

Além de ser bom para a saúde, andar de bicicleta também oferece muitos outros benefícios. Entre eles, o desenvolvimento da resistência, coordenação, equilíbrio e persistência. É importante lembrar que é necessário pensar nos itens de segurança, como capacete, além de ensinar os filhos sobre como pedalar de forma segura.

Jogar videogames ativos

Os videogames ativos são aqueles que precisam do movimento corporal para serem jogados. Neste caso, é possível usar consoles como o Nintendo Switch,  Xbox 360, Xbox One com Kinect e o Nintendo Wii para dançar, lutar, jogar boliche e tênis, fazer zumba e até esquiar sem sair de casa.

Ouvir podcasts

Por serem semelhantes a programas de rádio, são rápidos e fáceis de acessar. Além disso, também são uma opção para passar o tempo em uma viagem durante as férias. Muitos são feitos para crianças e adolescentes e oferecem uma experiência divertida, como o Conta pra mim?, Histórias de ninar para garotas rebeldes e Nerdcast.

Produza um vídeo

Use um smartphone ou tablet para filmar as férias em família. Além de garantir o registro dos momentos de diversão, essa atividade ajuda a desenvolver a criatividade. Assim, você estará mostrando uma forma ativa de usar as telas para criar um conteúdo que pode ser compartilhado com outros familiares depois. 

Crie um gif

Uma atividade legal é ensinar as crianças a fazer GIFs usando animação. Isso não é apenas divertido, mas também uma grande habilidade para aprender sobre as possibilidades da arte digital. De quebra, ainda dá para compartilhar o GIF com o grupo de amigos e familiares.