A maioria das pessoas não pensa no processo de aprender a ler até precisar ajudar seus próprios filhos. Ao contrário do que possa parecer, a alfabetização de uma criança requer o ensino adequado de várias habilidades e estratégias, como a fonética (conhecer a relação entre letras e sons), por exemplo. Por isso, a leitura é fundamental neste processo.
A leitura é uma habilidade importante que as crianças usarão diariamente para o resto de suas vidas. Mesmo que a escola seja o ambiente com o apoio especializado para aprender a ler, em casa os pais podem apoiar esse aprendizado.
Como tornar a leitura mais interessante para a criança?
Algumas estratégias podem ser adotadas na rotina familiar para ajudar os filhos a nutrir o amor pela leitura. Isso pode ser feito mesmo que a criança ainda não esteja sendo alfabetizada.
Ler em voz alta para seus filhos é a melhor maneira de ajudá-los a aprender a ler. Esse hábito pode começar quando seu filho ainda é um bebê e continuar por toda a infância. Assim, a criança já estará preparada para aprender as habilidades que a ajudarão mais tarde.
Esse processo de aprendizagem pode se tornar ainda mais prazeroso utilizando ferramentas lúdicas. Ou seja, por meio das brincadeiras a criança aprende com alegria e entusiasmo.
“Desta forma, ela é estimulada a desenvolver sua imaginação e criatividade, apropriando-se da leitura e escrita de maneira mais rápida e fácil”, explica a professora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Karyn Talamini.
Para tornar a leitura em voz alta a melhor experiência possível, certifique-se de alguns pontos, como:
- Leia livros apropriados para a idade. Os bebês, por exemplo, gostam de livros que podem tocar e brincar. As crianças mais velhas podem gostar de “livros grandes” mais fáceis de ver as diferenças nas palavras e nas letras.
- Use efeitos de voz. Isso ajuda seus filhos a se envolverem com a história e se sentirem empolgados com a hora da leitura.
- Aponte para as palavras enquanto lê. Assim o seu filho pode acompanhar o que está sendo lido. Fazer isso ajuda a solidificar a ideia de que as palavras são de onde a história vem.
- Fale sobre as fotos. Peça ao seu filho para nomear o que vê nas imagens e falar sobre o que elas mostram em relação à história.
- Relacione a história com a vida. Mostre ao seu filho como a narrativa do livro se relaciona com as coisas que acontecem na vida real.
- Responda às perguntas. Se seu filho fizer uma pergunta, pare e responda. Isso os manterá engajados e interessados.
- Leia livros mais difíceis. Depois que seu filho aprender a ler, continue lendo em voz alta para ele. Às vezes, você pode escolher livros um pouco mais complexos para incentivar ainda mais o seu nível de leitura.
Confira o e-book que preparamos com mais dicas de leitura para crianças:
Os comentários estão desativados.