Leitura - 2min

Os benefícios de cultivar o hábito da leitura

Incluir a contação de histórias no cotidiano estimula o imaginário das crianças e fortalece as relações familiares

Dedicar uma parte do tempo para contar uma história para o seu filho gera uma lista de benefícios. Além de fortalecer os vínculos familiares, cultivar o hábito da leitura em casa gera uma lista de benefícios que vão se estender ao longo da vida, como a melhora do vocabulário e uma visão de mundo mais ampla. Para os pais, é a oportunidade de se desligar dos afazeres diários e proporcionar um momento de entrega e interação com as crianças.

Esse é um hábito que pode ser cultivado desde cedo, afinal, quanto antes os pequenos entrarem em contato com a leitura, maior será a tendência a gostarem de ler no futuro. Mesmo quando são bebês, os pais já podem começar a contar narrativas curtas e leves. Com o tempo, a própria criança vai demonstrar interesse em determinados livros, que devem ter assuntos adequados para cada faixa etária.

A psicóloga Adriana Franco Amaral, colaboradora da Comissão de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, destaca como o ato de contar histórias é benéfico para o universo infantil, contribuindo para o entendimento de alguns sentimentos fundamentais na vida de qualquer pessoa. “A leitura ajuda muito a trazer para o mundo da criança sentimentos como amor, alegria, solidão, tristeza por meio de uma linguagem acessível”, diz. Trazer à superfície sensações por meio de uma narrativa lúdica pode ser uma ferramenta para trabalhar diversas questões do cotidiano por meio de uma narrativa adequada.

Além de mergulhar no universo da criança e dividir com ela as histórias e os personagens que mais gosta, a leitura ainda planta a semente do interesse pela escrita. “É uma maneira de introduzir a linguagem escrita sem imposição, gerando uma curiosidade natural pela leitura. É comum que elas comecem a se interessar por ler rótulos, placas e embalagens”, diz a psicóloga.

No caso de crianças que já estão em processo de alfabetização, a presença dos pais é fundamental para transmitir segurança. “Esse é um dos maiores desafios para o ser humano, que a partir desse momento entra em outro universo. Quando começa a ler, a criança acessa um mundo que não é somente contado, ela passa a ter mais autonomia sobre ele”, ressalta Adriana.

Dicas de livros para crianças

Noticias Relacionadas:

Outras noticias relacionadas à: Infância

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas