Marista Lab

Seu filho vai mudar de escola? Veja dicas para facilitar a adaptação 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Mudar de escola é um processo pelo qual muitos alunos precisam passar. Seja por mudança de endereço ou escolha da família, essa transição é corriqueira, mas pode causar um pouco de ansiedade nas crianças, jovens e pais. 

Além de trocar de instituição, muitos estudantes podem sentir diferenças durante as mudanças entre estágios escolares. Por exemplo, da educação infantil para o ensino fundamental, e do fundamental para o médio. 

A boa notícia é que existem formas de tornar esses períodos de transição e adaptação mais  tranquilos para os estudantes. Dessa forma, permite que eles se sintam integrados ao novo ambiente escolar e consigam dar continuidade ao seu processo de ensino e aprendizagem de forma segura e confiante. 

Como amenizar os impactos da mudança de escola? 

Independentemente dos motivos para mudar de escola, é possível tornar esse período de transição mais tranquilo e acolhedor para jovens e crianças. Confira nossas dicas a seguir. 

Converse com seu filho envolva ele na decisão 

Após analisar fatores e tomar uma decisão, converse com seu filho e  avaliem juntos os motivos. Acolha o que ele sente, mostrando que mudanças como essa fazem parte da vida, mas que você estará do seu lado para dar todo suporte.  

Vale a pena também envolver o estudante no processo de escolha da nova instituição. Isso pode ajudá-lo a se animar para o novo ciclo, além de desenvolver a percepção dele sobre outros fatores que envolvem a decisão. 

Mantenha o diálogo aberto e constante durante o processo 

Promova um ambiente no qual o jovem ou criança possa se expressar livremente sobre seus sentimentos, anseios e a rotina na nova escola. Demonstre interesse e pergunte, sem pressionar, sobre os professores, colegas, aulas, conteúdos e mais. 

Antes e depois da aula, ajude seu filho e arrumar o material escolar, observe o que ele relata e envolva-se no processo, deixando claro que está ali para oferecer o apoio que ele precisa. 

Incentive a participação em atividades extracurriculares 

Atividades extracurriculares são excelentes para engajar jovens e crianças de acordo com seus interesses e talentos. Em meio a isso, a criança tem a oportunidade de formar laços de amizade, ampliar e adquirir novas habilidades, além de fortalecer o vínculo com a nova escola. 

Estreite o relacionamento entre pais e professores 

Durante a transição, busque se aproximar dos professores e saber como a adaptação está acontecendo. O feedback dos docentes pode ser essencial para entender pontos de atenção ou questões que vão tornar a integração do aluno ainda mais fácil. 

Mudar de escola é algo que muitos jovens e crianças precisam passar, às vezes mais de uma vez durante sua trajetória escolar.  

Por mais complicado que isso possa parecer, é possível fazer com que o processo seja tranquilo com apoio dos pais. Por isso, seja paciente e dê o suporte que seu filho precisa até que ele esteja completamente familiarizado. 

Se você gostou deste post, achamos que vai adorar conferir agora mais dicas sobre adaptação escolar