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Projeto de Vida: entenda o que é e conheça sua importância para os jovens 

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Brincar de profissões, como ser professor ou bombeiro, e pensar no futuro são atividades que fazem parte da infância.  

Afinal, as crianças se espelham nos adultos ao seu redor e jogos que envolvam idealização e imaginação sobre os anos que estão por vir são comuns em muitas fases. 

No entanto, enquanto a criança adentra os anos finais do ensino fundamental e se encaminha para o ensino médio, o futuro profissional começa a se tornar mais palpável. Além disso, essa fase também é importante para a formação da cidadania, pois é um momento em que os jovens começam a verificar sobre suas escolhas e objetivos futuros, e a entenderem como essas escolhas individuais podem ter impacto na sociedade. 

Os jogos infantis ganham contornos diferentes e, agora, pensar em decisões pessoais e profissionais se torna um tema relevante. 

Pensando que essa jornada de descobertas tem complexidades e nem sempre é um caminho fácil, o conceito Projeto de Vida surge na educação como uma ferramenta para apoiar jovens nessa trajetória de planejamento e autoconhecimento. Trata-se de uma possibilidade de pensar o Ensino Médio, já que a BNCC apresenta os novos Itinerários em que os estudantes farão escolhas para compor as suas disciplinas de acordo com as carreiras escolhidas a partir dos vestibulares.  

Se você já ouviu falar no tema e quer saber mais sobre isso, continue lendo o artigo no qual vamos explicar o que é Projeto de Vida e porque ele é importante. Acompanhe! 

Afinal, o que é Projeto de Vida? 

O Projeto de Vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio ofertado dentro dos Itinerários Formativos, em que o estudante reflete e compõe elementos sobre quem ele é agora e quem ele quer ser no futuro. 

Na prática, é um espaço que os estudantes têm durante a rotina escolar e com apoio pedagógico para começar a pensar nos seus sonhos, metas pessoais e profissionais, ou seja, oportuniza ao estudante esclarecimentos sobre vocações e informações sobre rotinas e carreiras. 

A ideia é que, ao pensar nessas escolhas e decisões para a vida adulta, os alunos considerem também quais são as habilidades e as demandas necessárias para planejar e projetar esse futuro e concretizar objetivos. Além disso, o Projeto de Vida pode auxiliar na busca de um ponto de equilíbrio do projeto profissional que o estudante deseja seguir. 

O que a BNCC diz sobre esse tema? 

O Projeto de Vida é um programa proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deve ser ofertado nas escolas obrigatoriamente no Novo Ensino Médio, que se iniciou em 2022. Assim, a BNCC contempla o Projeto de vida como a possibilidade de idealizar a vida e a responsabilidade social dos estudantes.   

As escolas têm total liberdade de escolher o docente para ministrar esse componente curricular e os recursos que serão utilizados. O ponto central da BNCC é tratar o Projeto de Vida como uma oportunidade de trabalhar o protagonismo de jovens e ajudá-los a pensar de forma estratégica sobre suas metas e sonhos. 

Além disso, é recomendado que essa trilha comece a ser percorrida nos anos finais do Ensino Fundamental para ser aprofundada durante o Ensino Médio. 

Nessa fase inicial do Projeto de Vida, os alunos são incentivados a começar a refletir sobre suas preferências e seus pontos fortes e, assim, desenvolver primeiramente o autoconhecimento. 

A proposta da BNCC é que o ambiente pedagógico da escola ajude alunos a fazer melhores escolhas mais alinhadas com seus desejos e sonhos, a fim de ter uma vida mais feliz e realizada no futuro. 

No mais, existe também a ideia de preparar os estudantes para a sociedade global e complexa em que vivemos.  

Por isso, um dos focos deve ser trabalhar as habilidades e competências socioemocionais para o século XXI como pensamento crítico, inteligência emocional, solidariedade, resiliência, entre outras. Nesse contexto, a BNCC também define o objetivo do Projeto de Vida como um momento em que são percebidos alguns preconceitos construídos socialmente que atingem e afetam os jovens, “o pode ser revertido a partir do compromisso da escola em importar-se com o outro”. 

Com isso, os jovens podem entender a existência das desigualdades sociais e a construir um pensamento crítico e participativo como ator social e seu papel de participação na sociedade.  

Além disso, a BNCC estipula três dimensões para que escolas trabalhem o projeto de vida com os alunos. São elas: 

Dimensão pessoal 

Está associada a conceitos como identidade e autoconhecimento. Aqui, o ponto central é incentivar jovens e crianças a se reconhecerem como sujeitos ativos e atuantes na sociedade. 

Nessa jornada em busca do aprendizado do “eu”, os alunos ponderam sobre seus valores, emoções, suas origens e outros aspectos para descobrir o que faz realmente sentido na sua individualidade, quais são seus interesses, talentos e competências

Com isso, a ideia é que se trabalhe autoestima e protagonismo como forças que vão impulsionar a construção de sonhos futuros e oportunizar no espaço escolar a possibilidade de debates entre os alunos como um espaço de acesso ao conhecimento

Dimensão social 

A dimensão social trata da vida em sociedade e tudo que envolve o entorno do aluno. Simultaneamente, em que refletem sobre suas escolhas pessoais, jovens e crianças precisam entender que suas ações geram resultados que podem impactar o mundo ao seu redor.  

Por isso, valores como responsabilidade, ética, empatia e solidariedade precisam ser mobilizados. 

O objetivo é ajudar na formação de cidadãos globais mais cientes e sensíveis a respeito de temas que dizem respeito ao mundo como diversidade, inclusão e sustentabilidade. 

Ao conhecer seus direitos e deveres, os alunos são incentivados a pensar em como atingir seus sonhos, mas também tendo em mente sua responsabilidade com sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo e com o planeja. 

Dimensão profissional 

A esfera profissional não é o único foco do Projeto de Vida. No entanto, o universo do trabalho é, inegavelmente, uma área relevante quando se trata de pensar o futuro. 

Assim, parte deste programa convida alunos e alunas a pensar em como gostariam de se inserir no mercado de trabalho, considerando as descobertas pessoais, habilidades e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos. 

Aqui, também é oportuno trabalhar as habilidades socioemocionais e demandas para o século XXI, bem como debater com os alunos sobre o mundo em transformação digital e globalização. 

Para a BNCC, essas três dimensões são igualmente importantes e se complementam, por isso, devem ser trabalhadas concomitantemente durante o Projeto de Vida para ajudar os alunos a pensar de forma integral em seus objetivos. 

Por que esse conceito é tão importante? 

O Projeto de Vida é um convite para pensar e planejar o futuro de forma estruturada e com suporte pedagógico da escola e orientação docente. Ao educando, abre-se uma possibilidade de refletir, além de si mesmo e perceber de modo interdimensional, também aprender a ouvir e comunicar

Ao proporcionar isso para os estudantes desde os anos finais do Ensino Fundamental, a escola abre um espaço de oportunidades para que jovens e crianças comecem a pensar em si, nos seus interesses e metas pessoais. 

Assim, o Projeto de Vida é apenas uma faísca de algo que deve ultrapassar os limites da escola e servir como base para a trajetória pessoal do aluno. 

É importante reforçar que o Projeto de Vida vai além de ser uma aula sobre que carreira escolher. Ele está ligado ao aprendizado que enxerga o aluno como um sujeito integral, considerando aspectos cognitivos, emocionais, culturais e sociais. A carreira de cada um é um ponto desafiador e a escola também pode estabelecer diálogos desafiadores com os estudantes a partir dos itinerários formativos sobre as diferentes carreiras e áreas. 

Por isso, é uma disciplina importante para auxiliar os alunos a entender sobre sua existência e seu papel no mundo, exercer seu protagonismo e construir sua trajetória de forma única. 

No Ensino Médio, o Projeto de Vida será um elemento facilitador para ajudar os estudantes nas escolhas do seu itinerário formativo, ou seja, as áreas de estudo nas quais desejam focar. 

Dessa forma, o Projeto de Vida vem, desde os anos finais do Ensino Fundamental, guiando alunos e alunas em uma jornada de autodescoberta e de planejamento para o futuro.  

Desse modo, ajudando-os a pensar em formas de conquistar objetivos pessoais em simultâneo, em que se enxergam como parte do mundo e consideram valores de ética e responsabilidade. 

Mais do que uma obrigatoriedade da BNCC, o Projeto de Vida é uma oportunidade que as escolas têm de enriquecer o processo de formação dos alunos enquanto estes se descobrem como seres no mundo e refletem sobre seus desejos e sonhos. 

Esse tipo de pensamento está alinhado com uma educação que se baseia na formação integral do aluno em conexão com valores solidários e éticos. A escola é um ambiente que pode pensar o mundo do trabalho e o pensar em como podemos propor um mundo melhor. Afinal, o educando está sendo formado, preparado para agir com ética, consciência, consumo responsável, educação financeira e vida partilhada.  

Por isso que os Colégios Maristas, que tem como pilar uma educação evangelizadora que tem como objetivo o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, são fortes apoiadores do Projeto de Vida. 

Com uma base pedagógica conectada aos novos tempos, que preza os valores humanos, os Colégios Maristas entendem que o Projeto de Vida é uma jornada fundamental para jovens e crianças, contribuindo para a construção de um ambiente de acolhimento, diálogo e valorização da identidade. 

Gostou de saber mais sobre o Projeto de Vida e conhecer a visão do Marista sobre esse tema? Se sim, entre no nosso site e conheça mais sobre a missão, valores e a proposta pedagógica dos Colégios Maristas

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