Carreira

Profissões do futuro: 18 carreiras para investir

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Revolução tecnológica vai impactar diretamente no mercado de trabalho do futuro

Você sabe quais são as profissões do futuro? A lista é grande e bem diversificada, mas todas elas têm algo em comum: a revolução tecnológica que está em curso. Para quem está no final do Ensino Médio, provavelmente há dezenas de dúvidas sobre que profissão escolher. E não é para menos, já que os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em um curto período de tempo. 

Mesmo para as carreiras que vão continuar existindo, há transformações inevitáveis. Por isso, é importante ficar de olho nessas mudanças e saber quais serão as profissões mais procuradas, mas também como se preparar para ser um bom profissional no mercado de trabalho do futuro. 

Importância das soft skills para o mercado de trabalho

Independentemente da profissão escolhida, desenvolver as habilidades socioemocionais é um requisito essencial.

“Ser criativo, saber negociar, trabalhar de maneira colaborativa e desenvolver a capacidade de resolver problemas serão habilidades muito valorizadas”, ressalta o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, Dionei Andreatta. 

Ou seja, essas características irão cada vez mais ganhar espaço e valorização, diferenciando os profissionais sob um aspecto humano, mesmo que em um ambiente tecnológico e digital. A lógica do mercado de trabalho estará sempre alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas surgem no mundo.

Veja 18 profissões do futuro:

1. Desenvolvedores de software

São, e serão por muito tempo, profissionais valorizados no mercado. Eles fazem parte do grupo que cria novos sistemas para automatizar processos.

2. Especialistas em Experiência do Usuário/Cliente

A função desse profissional é cuidar de todos os fatores relativos à interação do usuário com um produto, serviço ou sistema. 

3. Coaching de atividade física

A demanda por pessoas que querem se exercitar com frequência continua aumentando e com isso a busca por ajuda especializada tende a aumentar.

4. Analista de Big Data

Esse profissional analisa todos os dados provenientes de um sistema ou que circulam online. Eles usam a ciência de dados para mostrar às empresas o que influenciará seus negócios agora e no futuro. 

5. Walker/Talker

Esse profissional será responsável por acompanhar clientes idosos por meio de uma plataforma online para escutá-los e conversar com eles. 

6. Segurança da informação

Esse será o profissional que vai garantir que todas as informações digitais de uma determinada empresa não sejam adulteradas ou hackeadas. Os profissionais de segurança da informação não apenas garantem a proteção dos dados, mas também ajudam a criar novas soluções.

7. Gerenciador de resíduos

A produção de resíduos aumentou consideravelmente, principalmente os sólidos, o que gerou a necessidade de manejo, e é aí que entra esse profissional.

8. Arquiteto e Engenheiro 3D

No setor da engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar espaços em 3D, por isso os profissionais devem se especializar nesta área para proporcionar uma experiência mais realista aos seus clientes.

9. Desenvolvedor de wearables

Os wearables são óculos, lentes, relógios e outros dispositivos com algum tipo de tecnologia que facilita a vida das pessoas. E os profissionais que podem desenvolver esses dispositivos terão grande demanda nos próximos anos.

10. Gerente de inovação

Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou em alguma área específica, a fim de aprimorar seu modelo de negócios.

11. Geneticista

Entre as muitas tarefas do geneticista, está a possibilidade de identificar doenças que uma pessoa pode vir a desenvolver e agir sobre ela antes mesmo de os sintomas aparecerem.

12. Especialista em comércio eletrônico

O e-commerce já é um modelo de negócio muito comum na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais competindo online, o destaque será necessário para atrair clientes.

13. Especialista em energias renováveis ​​ou alternativas

A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, por isso, a tendência é que seja cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos que não impactem nosso meio ambiente. 

14. Analista de aprendizado de máquina quântico

Esse profissional é responsável por pesquisar e desenvolver soluções de ponta para aumentar a velocidade e o desempenho dos algoritmos do sistema. É uma das profissões mais importantes do futuro, principalmente pelo aspecto quântico, que será nosso próximo salto tecnológico.

15.  Web Developer 

São responsáveis ​​por projetar, construir e gerenciar sites usando diferentes linguagens de programação. A necessidade de contratação de um desenvolvedor continuará crescendo muito nos próximos anos.

16. Especialista em Design UX

Um UX Designer (User Experience ou experiência do usuário) é responsável por garantir que o design de um site ou aplicativo atenda às necessidades do usuário com soluções inovadoras, atraentes e efetivas.

17. Profissional de marketing digital

Apesar de ser uma profissão antiga, esse profissional ganhou muito espaço no mundo online, o que o levou a se especializar nessa carreira com foco na Internet.

18. Engenheiro mecatrônico

Com a crescente comunicação entre dispositivos pela internet, uma profissão que deve ser muito demandada é a de engenheiro mecatrônico. Esse profissional garante a programação para conectar máquinas.

Os comentários estão desativados.