Marista Lab

Robótica para crianças: saiba o que é e conheça os benefícios da prática na escola 

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para muitos de nós, as inovações ligadas à computação nos surpreendem a cada dia, mas para as crianças, a tecnologia é uma realidade. Afinal, jovens e crianças fazem parte de uma geração que é nativa digital, pois já nasceram em uma era pós-internet. 

Por isso, na medida em que a transformação digital avança e se fortalece, se torna mais importante desenvolver o lado tecnológico das crianças também na sala de aula. Uma interessante inovação que pode ser trabalhada é a robótica para crianças na escola. 

Se você quer saber mais sobre o conceito e como isso funciona na rotina dos estudantes, continue lendo este post e entenda como a robótica na escola funciona e suas vantagens! 

O que é robótica? 

A robótica pode parecer assunto de filme de ficção científica, mas ela faz parte da nossa realidade e do nosso cotidiano. O conceito envolve o desenvolvimento e aplicação de ferramentas e sistemas programados para automatizar processos e executar ações.  

Aplicativos usados para ligar e apagar luzes nas residências e máquinas usadas para informatizar linhas de produção nas fábricas, por exemplo, são todos desenvolvidos por meio de noções de robótica. 

Assim, graças à robótica, uma série de atividades podem ser informatizadas e realizadas com maior precisão e rapidez. 

Quais são os benefícios da robótica na escola? 

Incorporar o ensino e a prática de robótica para crianças na escola pode ser muito vantajoso. Conheça os benefícios dessa iniciativa para os pequenos. 

Desenvolvimento do raciocínio lógico 

Tecnologias como robótica e programação dependem de noções de lógica para que os profissionais consigam programar uma máquina para atender a um determinado comando. 

Nesse contexto, o ensino de noções de robótica nas escolas proporciona às crianças uma compreensão abrangente das diversas etapas envolvidas no desenvolvimento e no funcionamento de um processo automatizado. 

Ainda, o ensino de robótica, como um processo mais amplo, oferece uma abordagem multidisciplinar, integrando conceitos de matemática, ciências, programação e engenharia, permitindo que os estudantes adquiram habilidades práticas e teóricas relevantes. 

Trabalho em equipe 

Quando vemos o surgimento de um novo sistema ou tecnologia, não é raro percebermos que existe um time de pessoas por trás daquela única criação. Isso porque projetos tecnológicos geralmente demandam a construção coletiva e a colaboração. 

Por se tratarem de empreitadas complexas, é essencial trabalhar em equipe. Logo, a robótica para crianças pode ajudar a aprimorar a forma como interagem. 

De fato, o trabalho em equipe engloba não apenas a habilidade de ouvir e acolher diferentes ideias e opiniões, bem como a capacidade de distribuir tarefas e agir em conjunto para alcançar um objetivo comum, mas também desempenha um papel crucial no desenvolvimento de valores. 

Além disso, o trabalho em equipe requer negociações e lida com as frustrações que podem surgir durante o processo, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 

Estímulo da criatividade 

Inovar e criar máquinas, estruturas ou programação por meio do pensamento criativo. Assim, a robótica na escola também ajuda as crianças a estimular sua criatividade e pensar em saídas “fora da caixa” para diferentes desafios. 

Desenvolvimento da capacidade resolução de problemas 

A essência de tecnologias como a robótica estão muito ligadas à resolução de problemas. Isso acontece porque profissionais da área se dedicam a programar diferentes linguagens e recursos para criar algo novo ou melhorar processos. 

Assim, ao introduzir práticas de robótica nas escolas, os estudantes são imersos em uma abordagem que se inicia com uma problemática ou tema a ser investigado. Nesse contexto, eles são desafiados a explorar diferentes possibilidades e contribuir para a resolução desse problema.  

Esse processo não apenas promove o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas, mas também estimula a capacidade de pensar criticamente, analisar informações e tomar decisões fundamentadas. 

Interdisciplinaridade 

No mundo em que vivemos, a tecnologia está em todo o lugar e mobiliza conhecimentos diversos. Nesse sentido, ao aprender noções de robótica na escola, os estudantes têm a oportunidade de exercitar e empregar noções de matemática, química, física, lógica linguística, engenharia, etc. 

Dessa maneira, a robótica é uma excelente forma de ampliar o repertório dos estudantes e reforçar a importância da interdisciplinaridade, uma vez que ela promove o contato com áreas de estudo diferentes. 

Como a robótica é empregada na prática? 

A robótica pode ser incorporada na rotina de sala de aula de diferentes maneiras, tanto em projetos durante as aulas, como em atividades extracurriculares.  
 São propostos desafios, jogos, construções, automação, programação, situações-problema, etc., onde geralmente, os estudantes trabalham em equipes desenvolvendo competências e habilidades para chegar a uma solução para a situação apresentada. 

Para isso, eles terão que planejar, pesquisar, investigar, avaliar dados, pensar em hipóteses, fazer testes e várias outras ações que vão ajudá-los a mobilizar habilidades de resolução de problemas e construir novos conhecimentos, na prática. 

Pensando no papel da tecnologia nos dias de hoje, os colégios Maristas contam com um setor de tecnologia educacional que desenvolve diferentes soluções inovadoras. Elas são aplicadas em situações de aprendizagem que estão contempladas no currículo ou extracurriculares, incluindo a robótica para crianças.  

Com isso, nossos estudantes mobilizam suas habilidades e as ampliam conhecimentos por meio da conexão entre o mundo físico e o digital. 

Ao refletirmos sobre o conceito de tecnologia, abrangendo todas as técnicas que auxiliam e facilitam processos, reconhecemos que as tecnologias digitais desempenham um papel significativo na educação.  

No entanto, é crucial ressaltar que o uso desses recursos está a serviço dos processos de aprendizagem e não é o objetivo final em si. O foco principal é promover uma aprendizagem significativa, na qual as tecnologias são ferramentas que potencializam e enriquecem as experiências educacionais. 

Quer saber mais sobre como as tecnologias são aplicadas no processo de ensino e aprendizagem nos colégios Maristas. Entre em nosso site e conheça nossa educação transformadora

Os comentários estão desativados.