Pensar “fora da caixa” ajuda a desenvolver a criatividade
Você já pensou em se permitir pensar “fora da caixa” junto com seu filho? Essa atitude faz com que a criança se sinta mais segura e a ensina a lidar com os desafios do mundo de maneira mais leve, com mais compaixão, empatia e confiança.
Para o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Marista de Educação Básica, Thiago Cachatori, a ideia de pensar “fora da caixa” é algo que foge dos padrões e movimenta a criatividade. “A criatividade é uma tecnologia embutida nas pessoas, é o que gera todo o movimento educacional”, ressalta.
Segundo a professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da educação, a criança sempre tem potencial para explorar, criar e inovar, mas à medida que cresce e assume responsabilidades no dia a dia, deixa um pouco de lado características como curiosidade, resiliência, persistência e observação. “E isso também acontece no ambiente escolar. Então, é fundamental que a escola em parceria com os pais estimule a criatividade das crianças”, diz.
Doutor em Sociologia e Mestre em Educação, o pedagogo Ricardo Mariz afirma que a criatividade é uma condição humana e que não existe criança que não seja portadora dessa habilidade. “A condição da criança para aprender é a criatividade, que vai completar as lacunas do mundo infantil com o mundo adulto”, salienta.
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