O tema do PIS deste ano é empatia. Começamos nossas conversas explorando este sentimento, assistimos vídeos, fizemos rodas de conversa, dinâmicas e chegamos a uma definição do que é ter empatia: se colocar no lugar do outro.
O próximo passo foi decidir qual seria o tema que iríamos nos aprofundar. Para isso, as crianças puderam manifestar suas ideias e fizemos uma votação. O tema vencedor foi ” O trabalho dos profissionais da saúde no combate à linha de frente da Covid 19″. Posteriormente adotamos o tema: “Fazer o bem , faz bem!”
A partir disso, começamos a buscar informações de ações de solidariedade vividas por esses profissionais, tivemos a participação de um pai de aluno que nos apresentou um projeto desenvolvido por uma empresa de automóveis que visava facilitar a locomoção dos profissionais de saúde. Foi um belo exemplo de empatia na pandemia a ser apreciado.
Realizamos leituras de diversas reportagens, assistimos a vídeos que nos impactaram mostrando a dura realidade vivida por eles, percebemos que muitos abriram mão de suas próprias famílias, por um tempo, para se dedicar integralmente à profissão.
Isso mexeu muito com as crianças, algumas delas, com pais médicos, se identificaram e relataram a exaustão vivida por eles.
Foi assim que nasceu a ideia de fazer algo para agradecer por todo esse empenho e dedicação. Os alunos decidiram fazer uma carta de agradecimento aos profissionais de saúde.
Ao ler as reportagens, as crianças também ficaram bastante impactadas com a condição dos moradores de rua, os quais, muitas vezes não tem o mínimo para se proteger, como a máscara. Assim, pensamos que oferecer esse item de proteção para essas pessoas também seria uma forma de valorizar o trabalho dos profissionais de saúde, já que é de consenso geral que o uso da máscara ainda é imprescindível no combate a pandemia.
Sendo assim, fomos em busca de algum Projeto que pudéssemos estabelecer uma parceria para fazer a distribuição das máscaras. Neste contexto, chegamos até o Projeto Rebanho da Severina que desenvolve um trabalho de arrecadação de roupas diversas, cobertores, edredons, lençóis, toucas, meias, cachecóis e alimentos que são preparados com muito carinho e distribuídos a moradores de rua.
A arrecadação das máscaras aconteceu de 01/09 a 24/09 e foi um grande sucesso, arrecadamos centenas delas! A carta produzida em formato de vídeo, narrada pelos alunos será enviada a hospitais por meio das famílias que atuam na área da saúde.
A grande mensagem que as crianças querem transmitir, além do agradecimento pelo excelente trabalho dos profissionais envolvidos, é que o uso da máscara ainda é necessário para que a vida de todos seja preservada e que todo o trabalho não tenha sido em vão.