Uma das possibilidades é que o exame passe a incluir questões discursivas
O Novo Ensino Médio começa a valer este ano, sendo aplicado de forma gradativa. Isso também afeta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve seguir na mesma direção da nova proposta de ensino. Uma das possibilidades é que o exame passe a incluir questões discursivas e que uma etapa de provas contemple a área de conhecimento que o aluno escolher.
Entenda o Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio traz um currículo mais flexível do ponto de vista do projeto de vida de cada estudante. Ao mesmo tempo, promove uma discussão mais aprofundada das áreas do conhecimento em detrimento das disciplinas isoladas, como era antes. “A ideia não é enfraquecer a base de conhecimentos, mas sim ampliar a discussão teórica e prática das grandes áreas do conhecimento”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, Cristiane Urbano.
Sendo assim, o novo Ensino Médio poderá promover uma ponte mais próxima das competências e habilidades exigidas no Enem. Vale lembrar que essas mudanças irão ocorrer de modo gradativo, assim como a implementação desta nova proposta de ensino.
As principais mudanças no Ensino Médio são:
- A carga horária será dividida entre uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Itinerários Formativos;
- Na BNCC, as disciplinas individuais serão diluídas e divididas entre 4 áreas de conhecimento;
- Nos Itinerários Formativos, os alunos se aprofundam em competências e habilidades e/ou fazem uma especialização técnica/profissional.
Quais serão as principais mudanças no Enem?
Hoje, o Enem se divide em duas fases. No primeiro dia de exame, os alunos fazem a redação e a prova de Linguagens e Ciências Humanas. O segundo dia contempla as questões de Ciências da Natureza e Matemática.
As mudanças do Novo Ensino Médio incluem uma parte flexível, o que deve impactar também no Enem. Por isso, a previsão é de que a primeira etapa seja a mesma para todos os alunos, e a segunda mais alinhada com a área de conhecimento que interesse ao candidato.
Como isso afeta a preparação dos estudantes para o Enem?
Com a possibilidade de termos questões discursivas na prova do Enem, o que muda na forma de preparação dos alunos é o aprimoramento da habilidade de escrita. Christiane reforça que as competências exigidas na prova de redação, por exemplo, são muito claras e indicam ao estudante o caminho a seguir.
“Já na questão discursiva, o desafio é sistematizar uma ideia ou resposta, de modo que evidencie o conhecimento que está sendo exigido. Fazer pequenos resumos sobre diferentes conceitos auxilia na organização destas ideias e na elaboração das respostas discursivas”, orienta a coordenadora.
Comments are closed.