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Novo Ensino Médio: o que muda?

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Reforma do currículo será gradativa e permite ao estudante escolher conteúdos mais próximos dos seus interesses

Quando se fala em Novo Ensino Médio, é comum surgirem muitas dúvidas, tanto para os pais quanto para os estudantes. Mas não é preciso entrar em pânico. As mudanças serão iniciadas de forma gradual, com as primeiras séries do Ensino Médio, a partir de 2022. As principais são a ampliação da carga horária e as diferentes possibilidades de formação.

No novo modelo, os alunos poderão fazer algumas escolhas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As mudanças são avaliadas como positivas pelo coordenador de Ensino Médio do Grupo Marista, Evandro Espanhol. “Diferente do antigo, o acolhimento das juventudes é o ponto principal dessa mudança”, destaca. 

Por isso, é cada vez mais importante a construção do projeto de vida que facilite a escolha de itinerários para o estudante. Isso se torna possível por meio de um currículo flexível, que permita a diversificação das experiências e favoreça o protagonismo juvenil.

O que muda no Novo Ensino Médio?

Para que todas essas propostas se efetivem, o Novo Ensino Médio se divide em duas partes: a formação geral básica, que desenvolve as habilidades focais em componentes organizados e agrupados em áreas de conhecimento; e os itinerários formativos, que priorizam a escolha dos estudantes na ampliação e no aprofundamento das aprendizagens por área de conhecimento.

O que são os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são unidades curriculares capazes de potencializar a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Eles trazem possibilidades e estratégias diversificadas de aprendizagens de acordo com as escolhas e projeto de vida. 

A intenção é estimular o protagonismo em perspectiva interdisciplinar entre as quatro áreas do conhecimento, de forma semelhante à como já é aplicado no Enem. São elas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

“A aplicação dos itinerários requer metodologias diferenciadas e provocativas para que o estudante enfrente os desafios, elabore problemas e proponha soluções, aprenda a trabalhar de forma colaborativa, expresse e comunique suas ideias e saiba conviver com as diferenças”, ressalta o coordenador.

Os alunos do ensino médio estão preparados para escolher os itinerários?

Com foco na formação integral, o estudante terá condições de se conhecer e fazer escolhas de acordo com seu projeto de vida. Com a flexibilização na grade curricular, o estudante terá a possibilidade de escolher a área do conhecimento em que deseja se aprofundar.

Para ajudar nesse processo, é importante que os professores e as equipes pedagógicas deem suporte personalizado a cada um dos estudantes. A tomada de decisão acontecerá por meio da ampliação do seu repertório conceitual nas áreas de conhecimento, mas também por meio de projetos iniciados no Ensino Fundamental Anos Finais. “Esses projetos promovem uma vivência gradual e significativa, preparando-os para suas escolhas futuras”, completa Espanhol.