Poder do voto, educação a distância e o papel da mulher na sociedade estão entre os assuntos que devem aparecer na prova
A prova de redação costuma tirar o sono de quem vai fazer o Enem. Um dos motivos é o tema, revelado somente na hora do exame. Com isso, o candidato precisa elaborar as ideias, estruturar o texto e ainda estar atento ao tempo para conseguir passar o conteúdo a limpo. Este ano, o Enem será realizado nos dias 21 e 28 de novembro.
Mesmo que não tenha como saber de antemão qual tema será cobrado, é possível ter uma ideia com base no momento em que vivemos e as questões que estão em destaque na sociedade. O esforço vale a pena, afinal a redação soma uma boa pontuação e é um dos requisitos para concorrer em diversos processos seletivos.
Quais são os temas que devem ser cobrados no Enem 2021?
Os temas do Enem sempre giram em torno de quatro eixos: político, tecnológico, social/cultural e científico. Algumas apostas são temas como a efetivação do homeschooling, o poder do voto, educação a distância, o papel da mulher na sociedade e a valorização das infâncias.
“Vale destacar que o exame não tem como propósito cobrar temas polêmicos, que envolvam questões partidárias ou ideológicas”, esclarece o coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista Londrina, Nilson Castilho.
Ou seja, a proposta é que o estudante possa desenvolver um texto e propor uma intervenção para a situação-problema apresentada na frase temática. Mais do que acertar um tema específico, dominar argumentos e assuntos dos eixos temáticos é o que garantirá um bom repertório para a redação.
Confira 3 passos essenciais para estudar os temas de redação do Enem:
- Encontre argumentos e informações dos grandes eixos temáticos. Eles subsidiarão qualquer temática, uma vez que são a base das situações-problemas a serem apresentadas na prova.
- Aproveite o tempo para se informar sobre o que está acontecendo no mundo. A leitura das atualidades articulada aos saberes escolares ajudará o aluno a criar relações e escrever melhor.
- Estude estratégias de escrita dos elementos do texto dissertativo – argumentativo. Ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão que demonstram uma boa técnica de escrita junto a um repertório com base nas diversas áreas do conhecimento.
Os comentários estão desativados.