Dicas ENEM

Enem: como estudar para a redação desde já

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Prova equivale a um quinto da nota geral, além de ser o principal critério de desempate

A preparação para o Enem exige força de vontade, dedicação e planejamento. E nada melhor do que planejar com tempo, não é mesmo? Uma das áreas que exige mais atenção é a redação, pois equivale a um quinto da nota da prova, além de ser o principal critério de desempate. Por isso, é importante estudar desde já e estar atento a cada detalhe para conseguir um bom resultado.

Para ter sucesso nesta prova é preciso organizar, planejar os dias de estudo e cumprir com o plano criado, ressalta Salete Bernardino Poscidonio, que ministra oficinas de Redação no Colégio Marista Maringá. O estudo para esse exame deve fazer parte da rotina diária do candidato. E, nessa proposta, a redação deve ter uma atenção especial, pois exige estratégias de estudo diferentes das outras disciplinas.

Como estudar para a redação do Enem?

O primeiro passo para estudar para a redação é ler produções de exames anteriores que tiraram nota máxima. Esse exercício serve para entender o modelo de redação exigido no Enem e o mecanismo de composição da introdução, desenvolvimento e conclusão. Depois disso, antes de escrever um texto como um todo, é preciso focar em um ponto, praticar e aprimorar. O recomendado é reservar duas ou três semanas para ler e treinar cada parte da redação, observando os modelos de introdução, desenvolvimento e conclusão e tentar replicar isso para temas específicos. 

Após tirar cerca de nove semanas para o estudo dos elementos que compõem a redação do Enem, ainda irão sobrar várias semanas para praticar diversos temas. O ideal é escrever, pelo menos, uma redação por semana. Nesse prazo, é possível pesquisar sobre as atualidades e encontrar propostas de redação disponíveis na internet.

Pratique o controle de tempo da redação

Durante a preparação para a prova, também é muito importante controlar a ansiedade e o tempo de desenvolvimento. O Enem é uma prova extensa e para que o candidato consiga concluí-la, o ideal é que a redação seja feita em até uma hora e meia. 

Outra informação importante é que o Enem é uma prova muito técnica, portanto é possível adotar um padrão coringa de redação nota mil e adaptar sua estrutura para qualquer tema. Com essa estratégia coringa já pré-determinada nas primeiras semanas de estudo, o restante do tempo será para praticar e executar a mesma tática em temas diferentes. Muitas dessas estratégias podem ser encontradas em canais do YouTube. 

A maioria dos estudantes suam frio ao pensar na redação do Enem, mas esse medo de escrever pode ser superado seguindo dicas importantes e acima de tudo, muito treino. Nesse momento da vida, é importante não ter preguiça de escrever. É necessário ter em mente que para alcançar o tão sonhado curso, deve haver persistência, esforço e dedicação.

Confira 5 competências para uma redação nota 1000:

1. Demonstre domínio da norma culta da Língua Portuguesa;

2. Tenha certeza de que compreendeu a proposta da redação, aproveite para aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento, respeitando o formato do texto dissertativo-argumentativo;

3. Compreenda os mecanismos linguísticos que são fundamentais para uma argumentação bem elaborada;

4. Defenda um ponto de vista selecionando, relacionando, organizando e interpretando informações, elaborando opiniões e argumentos sólidos;

5. Para propor uma solução para a questão abordada na redação, lembre-se de respeitar valores humanos e considerar a diversidade sociocultural.