Adolescência

Skimming e Scanning: o que são e como podem te ajudar com a leitura de textos em inglês?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

É comum que algumas pessoas tenham dificuldade em aprimorar as técnicas de leitura em inglês. Os motivos que atrapalham esse aprendizado vão desde a ausência de prática, o pouco tempo e até a falta de ânimo. Seja qual for o caso, existem técnicas que podem ajudar a melhorar a leitura. 

A primeira técnica permite identificar rapidamente o sentido geral do texto, não sendo necessária a leitura de cada palavra. Costuma-se recorrer ao skimming quando há um grande volume de texto para ler em pouco tempo, pois desta forma, é possível tornar a leitura três a quatro vezes mais rápida do que a convencional.

O scanning funciona para buscar informações no texto quando o tempo é escasso, assim como o skimming. Apesar de serem estratégias diferentes, podemos dizer que um completa o outro, principalmente quando se trata da língua inglesa. Confira! 

Como funciona o skimming?

Com diversos fins, o skimming é utilizado mesmo que o leitor não se dê conta. Um bom exemplo é quando se visita museus. Há diversas obras e informações sobre elas expostas ao longo da mostra. 

Se cada pessoa resolvesse ler cada palavra e se atentar aos detalhes, provavelmente a visita demoraria dias. 

Na prática, os visitantes passam os olhos de forma rápida e genérica, contextualizando a exposição que está sendo visitada. A professora de Inglês do Marista Idiomas do Colégio Marista Santa Maria, Keyla Trefflich, explica: “É uma técnica utilizada para a leitura rápida de textos em inglês para entendê-lo no todo sem a necessidade de atentar aos detalhes. Para isso, podemos explorar a estrutura visual e eventuais informações apresentadas através de ilustrações, por exemplo”.

A professora afirma que os benefícios do skimming são para todos os estudantes, independentemente do nível de leitura de cada um.

Isso porque, adotando o método, o leitor pode ter sua ansiedade bastante reduzida, pois terá o domínio de informações relevantes sem ter investido tanto tempo na leitura completa de um texto. 

Nos textos em língua inglesa, como o skimming pode ser realizado?

Atentar para a estrutura do texto e como ele está disposto no papel. Observar o formato do texto, se é uma entrevista, uma história, uma receita, um e-mail, uma carta ou um artigo de revista. Observar e analisar as imagens, caso existam.

Ler os títulos e subtítulos. Há muita informação neles. Pode ser a respeito do autor e de sua área de atuação, objetivos principais ou se há uma conclusão explícita contida ali, por exemplo. Ler as palavras iniciais e finais dos parágrafos, de modo a ter um panorama sobre o conteúdo.

E como funciona o scanning?

Como o nome sugere, a técnica de leitura scanning é uma espécie de escaneamento do texto pelos olhos, buscando uma informação específica. Para facilitar o entendimento, imagine uma questão de prova em que o professor solicita encontrar o sinônimo de determinado termo no texto previamente lido.

Assim, o aluno deve correr o olho pelos trechos até achar a palavra que ele deseja. Isso quer dizer que não é necessário ler tudo novamente, mas apenas buscar tal informação em determinado ponto. Dessa forma, o estudante consegue economizar tempo e ser mais objetivo nas suas questões.

Outro exemplo bastante explicativo para o scanning é o uso do dicionário. Quando você deseja encontrar o significado de uma palavra, já busca diretamente na letra até achar o sinônimo. Nesse tipo de técnica, o foco é nas informações mais importantes do texto, e não nas palavras-chave.

Nos testes de proficiência em inglês, essa técnica é muito útil para desenvolver as questões, já que você consegue obter a ideia geral dos textos e identificar o assunto e prever informações essenciais — ir grifando o que é importante na primeira leitura também facilita o scanning.

Nos textos em língua inglesa, como o scanning pode ser realizado?

Para realizar o scanning não tem muito mistério. Basta:

  • primeiro, ler a questão e identificar a palavra-chave da pergunta que na maioria das vezes é um substantivo;
  • buscar o significado desta palavra, caso a questão esteja em português e for permitido o uso do dicionário;
  • localizar no texto o termo chave da questão, passando rapidamente os olhos;
  • ler apenas o parágrafo em que encontrou a palavra-chave, já que provavelmente a resposta estará nele.

Viu só como é simples? Agora aplique esta técnica nos seus exames para otimizar o tempo e conseguir as melhores notas!

Principais diferenças entre skimming e scanning

Apesar de serem bem parecidos, existem algumas diferenças pontuais entre as duas técnicas. Quer saber quais são? Veja:

                                 Skimming                                             Scanning

                               Leitura rápida                                    Leitura específica

                            Concentração/Foco                    Fique de olho no texto                 

                        Ter uma ideia geral do texto    Encontrar detalhes específicos

                          Informações subjetivas                 Contato visual com o texto    

Qual usar: scanning ou skimming?

Por mais que as duas técnicas sejam eficientes, identificar o objetivo de cada questão e suas possíveis alternativas são essenciais para decidir qual estratégia de leitura utilizar. Como dito anteriormente, com o scanning você sabe exatamente o que está buscando, ou seja, ele serve para informações específicas.

Já com o skimming você consegue observar informações visuais que acompanham o texto, como as palavras destacadas, título, subtítulo, autor, fonte, data, layout do texto, tabelas, fotos, referências. Ou seja, você dá aquela “lida por cima”

Independente da escolha, lembre-se de estar concentrado durante a leitura e ficar bem atento aos detalhes. Para ficar craque na técnica, pratique leituras variadas diariamente, identificando palavras ou ideias centrais.Viu como a leitura em outro idioma pode ser facilitada com as técnicas skimming e scanning? Agora você está pronto para arrasar em todas as avaliações que fizer! Antes de sair, aproveite para conferir outro artigo do nosso blog aplicando as técnicas de leitura: Diferenças na educação da cidadania global e aula de inglês.