Saber como e quando intervir pode fazer a diferença na forma como os seus filhos se relacionam
Se você tem filhos, sabe que manter a paz em sua casa pode ser difícil. É comum que os irmãos mais velhos se irritem quando o mais novo atrapalha uma brincadeira, ou não entende como funciona um jogo. Saber como e quando intervir pode fazer a diferença na forma como os seus filhos se relacionam.
Os pais têm um papel fundamental para construir um bom relacionamento entre irmãos. Afinal, são eles que acompanham o cotidiano e os conflitos que podem surgir pela diferença de idade. Para tornar as coisas mais tranquilas, é preciso explicar para o mais velho porque o menor se comporta de determinada maneira e ensiná-lo a ter paciência.
“A primeira coisa que podemos incentivar com os irmãos mais velhos é que tentem se colocar no lugar do menor, explicando como o caçula vê e interpreta certas ações e o que ele já consegue fazer ou não”, sugere a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Londrina, Gislaine Gracia Magnabosco.
Confira 4 maneiras de incentivar as crianças mais velhas a serem legais com os mais novos:
- Ensine sobre empatia:
O diálogo é sempre uma ótima forma de ensinar algo para os filhos. Dependendo da idade da criança maior, você pode explicar como ele interpreta o mundo e estimular que ela se coloque no seu lugar. Essa conversa pode ajudar os mais velhos a compreender sobre os estágios de desenvolvimento (o que já conseguem ou não fazer), e ter mais empatia e compreensão.
- Dê autonomia:
Outra questão que os pais podem fazer é dar autonomia e protagonismo para que o mais velho se sinta valorizado. Você pode incentivar que ele proponha alguma atividade ao mais novo ou ensine algo ao menor. Isso não só cria mais conexão como também faz com que o mais velho se sinta mais reconhecido. Ao se sentir valorizado, os conflitos também podem diminuir.
- Valorize as boas atitudes:
Se o seu filho mais velho faz algo especial para o irmão, valorize a sua atitude. Outra forma de ensinar sobre gentileza é mostrar livros e animações que mostram atitudes positivas. Isso permite que seu filho compreenda os benefícios de agir com gentileza no mundo. Também seja o exemplo a ser seguido, agindo agindo com bondade nas suas próprias relações.
- Deixe os mais velhos ensinarem:
As crianças adoram mostrar o que sabem e estão aprendendo. Isso pode ser positivo como forma de conectá-lo com o mais novo. Incentive que ele ensine o irmão sobre uma nova brincadeira ou até mesmo aprendizados da escola, como contar ou aprender o alfabeto.
Os comentários estão desativados.