Leitura - 2min

Tudo que você precisa saber sobre Vestibular!

Organizar agenda de estudos, separando tempo para descanso, é uma das formas de amenizar o nervosismo na hora do vestibular

Não basta somente estudar para se dar bem no vestibular, igualmente importante é estabelecer uma rotina e organizar bem o tempo para evitar uma possível estafa. De um lado, é preciso programar uma agenda de estudos, com tempos definidos para se dedicar aos temas das provas e aprofundar a prática da redação. De outro lado, é essencial manter momentos para o lazer, garantindo o bem-estar e favorecendo a assimilação de conhecimentos.

Para os jovens, a época de vestibular representa uma grande mudança de rotina, marcando uma transição significativa, à qual exige-se muita dedicação. Porém, tão importante quanto mergulhar nos cadernos e livros é o tempo separado para o descanso e o lazer.

“Um intervalo de 20 a 30 minutos no meio dos estudos para o lanche e descanso costuma ser proveitoso para proteger os jovens de uma eventual estafa”

Aconselha o coordenador do 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, Sandro Anselmo Coelho.

Tempo para descansar

Mesmo com a quantidade de temas a serem estudados, é importante um espaço de ao menos um dia na semana para descansar. Esses momentos devem evitar que o cansaço seja o elemento condutor, pois o minimizando será mais fácil manter a concentração. Atitudes como essa podem ajudar inclusive a amenizar o nervosismo.

“São ações que farão com que o estudante esteja em condições de manter a maior calma possível no dia da avaliação”

O coordenador faz alguns alertas, ainda, sobre o dia a dia dos estudantes.

“A rotina de estudos deve priorizar a retomada das aulas do dia, preferencialmente na mesma sequência”

Desta forma, diz Anselmo, o estudante não precisa gastar energia e tempo pensando, todo dia, sobre por onde começar.

Noticias Relacionadas:

Outras noticias relacionadas à: Adolescência

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas