Comportamento

5 maneiras de estabelecer uma rotina produtiva de lição de casa 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A tarefa de casa faz parte do cotidiano de todos os estudantes, mas incluir esse hábito na rotina pode ser um verdadeiro desafio. A boa notícia é que, com um pouco de organização e constância, fica mais fácil tornar a lição de casa mais suave e prazerosa. 

Primeiramente, é importante lembrar que a tarefa de casa deve ser feita pela criança ou adolescente, e não pelos pais.

O papel dos adultos é ficar de apoio para tirar dúvidas e ajudar com alguma questão específica, por exemplo.  

A coordenadora de Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos, ressalta que oferecer respostas prontas e resolver as questões para os filhos não é o melhor caminho.

“Os pais podem ajudar incentivando e ajudando na pesquisa para aguçar a curiosidade e a autonomia dos estudantes”, explica. 

Veja 5 formas de incluir a tarefa de casa na rotina dos estudantes: 

1. Estabeleça prioridades 

Isso pode ser útil para resolver tarefas difíceis, criar motivação e ativar o senso de independência quando se trata de aprender. A lista de prioridades ajuda a manter as metas e aumenta a sensação de satisfação à medida que as tarefas são concluídas. 

2. Faça as lições difíceis primeiro 

Começar com as tarefas mais difíceis aproveita ao máximo o nível de energia e concentração. A parte mais fácil ou menos demorada pode ficar para o final. 

3. Escolha um ambiente propício 

Ter um lugar específico para fazer essas atividades, longe de distrações como TV ou eletrônicos, é importante. Além de um local silencioso, cadeira e mesa ergonômicas ajudam a manter o conforto durante o estudo. 

4. Organize o melhor horário 

Fazer tarefa de casa é algo que faz parte da rotina, então é preciso escolher um horário do dia para isso. Dê preferência para um momento em que a criança ou adolescente esteja bem-disposto e tenha alguém que possa acompanhar.  

5. Faça pausas 

Dar uma pausa entre uma tarefa e outra, de 15 a 30 minutos, é importante para descansar a mente. Isso aumenta as chances de retomar os estudos na sequência com mais interesse e disposição.