Comportamento

Aniversário de canonização: 5 ensinamentos sobre educação de São Marcelino Champagnat

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Seu principal ensinamento sobre educação é que ela é uma obra de amor

Há 23 anos, São Marcelino Champagnat foi canonizado pelo Papa João Paulo II, que o reconheceu como santo da Igreja. O processo iniciou em 1888. Em 1955, o Papa Pio XII o proclamou como Beato. No ano de 1998, a Congregação Ordinária dos Eminentíssimos Cardeais e dos Excelentíssimos Bispos reconheceu um milagre de Marcelino. Em seguida, o Papa João Paulo II promulgou um decreto com esse reconhecimento.

Quais são os principais ensinamentos de São Marcelino relacionados à educação?

Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, tinha um alto conceito da educação e da pessoa humana, que deve ser sempre promovida, apoiada e amada. “Educar na fé e nas letras foi a forma mais eficaz que ele encontrou de elevar o nível intelectual, moral e religioso das crianças de seu tempo”, ressalta o irmão Rafael Ferreira. 

Champagnat formou educadores-catequistas para acompanharem sua evolução humanos espiritual e criou escolas que fossem ambientes saudáveis para o seu desenvolvimento integral. Durante todo o seu ministério à frente da instituição marista, procurou impregnar de amor a prática pedagógica e catequética de seus colaboradores. “Por isso, para mim, seu principal ensinamento sobre educação (marista), é que ela é uma obra de amor”, afirma o irmão.

Quais os principais desafios para a educação hoje?

Um dos principais desafios da educação é se compreender como obra de amor. Isso quer dizer que o ambiente educacional deve ter como centro a pessoa humana e como primeiro objetivo sua formação integral. “Uma educação assim, centrada na pessoa, não perde o foco, não se desvia de seu objetivo, não põe acento onde não deve pôr”, explica Rafael. 

Ou seja, tudo e todos no ambiente intraescolar devem estar a serviço da formação das crianças, adolescentes e jovens, que serão sempre o critério máximo para definir o que será feito na dimensão administrativa, pedagógica e catequética. O irmão Rafael lembra que o amor pelos educandos leva os educadores a lhes oferecer o que de melhor têm: uma educação que forma para a vida.

Confira 5 ensinamentos sobre educação de São Marcelino Champagnat:

1) A educação é uma obra de amor. Com essa afirmação, Champagnat disse que amava as crianças, adolescentes e jovens com um amor inspirado naquele de Jesus. Por isso, formou educadores-catequistas para acompanharem sua evolução humano-espiritual.

2) Antes de mais nada, é necessário preparar os educadores. Durante todo o seu ministério à frente da instituição marista, Champagnat procurou impregnar de amor a prática pedagógica e catequética de seus colaboradores.

3) A educação precisa de uma atmosfera de qualidade, com respeito, amor e confiança recíproca. É preciso que o processo educacional seja compreendido como uma obra de amor, ou seja, como um sistema onde profissionais, espaços, objetos, planos e dinâmicas têm como centro a pessoa humana e como primeiro objetivo sua formação integral.

4) A educação precisa estar integrada aos desafios e descobertas do nosso tempo. Champagnat tinha como característica se comover pela realidade de seu tempo. Isso reafirma a importância de uma educação que esteja integrada aos desafios e descobertas de cada época.

5) É importante prezar pela linguagem simples e acessível. De nada valeriam complexas teorias educativas sem prática e aprendizados da convivência.