Comportamento

Dia de Star Wars: que a força esteja com você

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Comemorado em todo o mundo no dia 4 de maio, data é uma oportunidade de maratonar os filmes e praticar o inglês

O 4 de maio é mais um dia comum na vida de muitas pessoas, mas se você é fã de Star Wars há algo a ser comemorado. Os aficionados pela saga, criada por George Lucas em 1977, consideram a data uma espécie de feriado não oficial. O dia é marcado por celebrações e é bem provável que já tenha visto algum amigo comemorando o Dia de Star Wars com postagens nas redes sociais. 

Por que foi escolhido o dia 4 de maio?

Com certeza, mesmo sem ser fã de Star Wars, você já deve ter ouvido a frase mais famosa da franquia: “Que a Força esteja com você”. Em inglês, idioma original dos filmes de George Lucas, a citação fica: “May the Force be with you”. Então, os fãs costumavam fazer um trocadilho dizendo: “May the Fourth be with you”, ou seja, “que o 4 de maio esteja com você”.

Além de ser uma oportunidade para se divertir maratonando os filmes preferidos, ou conhecendo a série, essa é a deixa perfeita para praticar inglês. Afinal, os filmes são ótimas formas de aprender outro idioma e permite não somente a compreensão auditiva, mas também a leitura e a fala. As histórias também são ótimas fontes para aumento de vocabulário com expressões e amostras do idioma, independentemente do nível em que se está.

Como aprender inglês por meio de filmes?

Se você é iniciante, o ideal é buscar filmes com enredo mais simples e temas atuais. Desenhos animados são ótimos para isso! E para começar, vale colocar a legenda em português e assistir o mesmo trecho várias vezes. Depois de um tempo, trocar o idioma da legenda e deixar tudo em inglês.

“Essa ‘ajuda’, apesar de não acontecer em conversas reais, facilita bastante o entendimento e ajuda como modelo de fala”, explica a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Salomão Eulálio de Souza.

Depois disso, é hora de escolher um dos seus filmes preferidos da saga Star Wars, daqueles que já assistiu várias vezes, e tirar a legenda de vez. Como a história já é conhecida, as associações ficam bem mais fáceis. Em caso de dúvida, é sempre bom pausar o vídeo para ouvir de novo, procurar novas palavras e estruturas.

“A mesma coisa pode ser feita com as falas: repetir diálogos, copiando a entonação e a pronúncia”, sugere Tatiana. 

Para quem vai começar a assistir a série, confira como assistir os filmes pela ordem cronológica, que mescla filmes e séries, incluindo animações:

  1. Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma
  2. Star Wars Episódio 2: O Ataque dos Clones
  3. Star Wars The Clone Wars (Todas as temporadas)*
  4. Star Wars Episódio 3: A Vingança dos Sith
  5. Han Solo: Uma História Star Wars
  6. Star Wars Rebels (Todas as temporadas)
  7. Rogue One: Uma História Star Wars
  8. Star Wars Episódio 4: Uma Nova Esperança
  9. Star Wars Episódio 5: O Império Contra-Ataca
  10. Star Wars Episódio 6: O Retorno de Jedi
  11. The Mandalorian (Todas as temporadas)
  12. Star Wars Resistance (Temporada 1)
  13. Star Wars Episódio 7: O Despertar da Força
  14. Star Wars Episódio 8: Os Últimos Jedi
  15. Star Wars Resistance (Temporada 2)
  16. Star Wars Episódio 9: A Ascensão Skywalker

Os comentários estão desativados.