Comportamento

Diversão em áudio: 4 podcasts para ouvir com a família

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Atividade pode unir pais e filhos e estimular valores positivos nas crianças

O consumo de podcasts no Brasil já vinha em uma crescente desde 2019, e, com a pandemia, esse tipo de mídia tem se afirmado como uma das principais alternativas de entretenimento. É rápido de acessar, tem fácil distribuição e pode ser escutado em trajetos de carro ou no conforto de casa.

Outro fator que faz o podcast ser tão atraente é a variedade — de assuntos, gêneros, formatos e temas abordados. São cerca de 50 milhões de ouvintes distribuídos pelo país, estima o Ibope.

E, dá para ouvir podcast com a família? Claro que sim e optar por fazê-lo tem suas vantagens. É possível passar bons momentos juntos e ocupar as horas de um jeito divertido, o que é importante nesse período em que as famílias estão passando tanto tempo dentro de casa.

Além disso, esse passatempo pode ser especialmente legal para as crianças. Com tantas opções de programas nas plataformas de podcast, dá para escolher aqueles que incentivem, por exemplo, a curiosidade, a criatividade e a empatia.

A professora Ceres Oriana Scottini, que ensina Língua Portuguesa no Colégio Marista Anjo da Guarda, de Curitiba (PR), ressalta como é fácil consumir este tipo de conteúdo.

“Como não precisa saber ler, ele é acessível para crianças pequenas, e, também, pode ser usado enquanto as pessoas estão fazendo outra atividade. Se a família está preparando um jantar, todos podem ouvir e conversar sobre”.

Ela atribui essa facilidade a uma característica do formato podcast: “Por ser auditivo, ele acaba sendo comunitário, e por isso acho interessante para toda a família curtir junta”, conclui.

Confira algumas dicas de podcasts para ouvir em família:

Brincar em Casa

Lançado no início de 2021, o programa surgiu de uma pesquisa com 55 famílias de 14 países sobre sua convivência com as crianças em meio ao isolamento social da pandemia. São sete episódios que buscam responder à pergunta: sem poder sair de casa, como ficou o brincar?

Livros que Amamos

Este podcast é apresentado por Denise Gomes e conta as histórias dos livros escolhidos por seus filhos, Lucas (de 6 anos) e Bella (de 3 anos). O objetivo é incentivar a leitura entre os pequenos.

Sociologia para Crianças

É natural que as crianças queiram conhecer as coisas e, por isso, vivam fazendo perguntas aos pais. Neste programa, a socióloga Tatiana Amendola e sua filha, Alice (de 7 anos), conversam sobre os mais variados temas e explicam diversos conceitos. Os episódios são curtinhos e o Sociologia para Crianças já está em sua terceira temporada.

Deixa Que eu Conto

O Deixa que eu Conto é um podcast diário realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. O conteúdo é voltado para crianças em processo de alfabetização e tem narração das contadoras de histórias Carol Levy e Kiara Terra. Cada programa é dividido em quadros com histórias, músicas e brincadeiras.

Os comentários estão desativados.