Comportamento

É possível aprender em situações do cotidiano?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Pesquisa mostra que experiências do dia a dia podem trazer conhecimentos importantes, veja como ensinar o seu filho

Sabemos que as crianças passam boa parte do seu dia na escola, onde adquirem conhecimentos importantes para a vida. Porém, é importante lembrar que o aprendizado pode se desenvolver em outros ambientes e situações. Um passeio perto de casa, uma ida ao parque ou um aplicativo de smartphone podem ensinar muito, basta estar atento.

Isso é o que aponta um artigo publicado recentemente na revista americana Trends in Cognitive Sciences. Nele, pesquisadores mostram seis características de aprendizagem que podem maximizar qualquer experiência de uma criança. Esses pilares sugerem que as vivências devem ser ativas em vez de passivas, envolventes, significativas, socialmente interativas, instigantes e alegres.

Que momentos podem trazer aprendizados?

Todos os momentos podem ser produtivos para o aprendizado, desde uma conversa que surge na hora das refeições, assistir um filme ou ouvindo um relato de uma atividade realizada na escola. Para isso, é preciso cultivar o diálogo e o interesse pelos assuntos que dizem respeito aos filhos.

“A criança por natureza é curiosa e quando o adulto se propõe a ouvi-la, quando valoriza seus questionamentos, ele a estimula a querer perguntar, a buscar as respostas e ampliar o seu conhecimento de mundo”, afirma a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Cibele Guaringue.

Qual o benefício dos aprendizados em situações cotidianas?

Resgatar e valorizar momentos em família é importante para reforçar uma parceria de confiança entre pais e filhos. Isso aumenta também o interesse das crianças em aprender, independentemente da circunstância. 

O conhecimento, ressalta a coordenadora, pode nascer nas situações mais inusitadas, e não apenas na rotina escolar. “Outro benefício importante de se destacar é que esse tipo de aprendizado é duradouro e certamente fará parte das memórias afetivas da pessoa”, complementa.

Confira seis pilares para melhorar os espaços e as experiências das crianças:

Pilar um: ativo

Fique “ativo” enquanto brinca e interage com seu filho, incorporando elementos literários e STEM em sua fala e interações. Você pode, por exemplo, contar as maçãs em voz alta enquanto as coloca na fruteira ou pedir que a criança fale as cores dos blocos que escolhe conforme monta uma torre.

Pilar dois: engajado

Tente limitar as distrações tanto quanto possível, incluindo deixar a televisão ligada sem ninguém assistindo e o uso de smartphone. Essas situações podem atrapalhar momentos de alta qualidade com seu filho. Focar e permanecer envolvido durante as brincadeiras pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo essas interações.

Pilar três: significativo

Tente desenvolver tópicos nos quais a criança já esteja interessada durante a brincadeira. Se eles gostam de dinossauros, você pode sugerir um cenário de faz-de-conta em que escava fósseis. Outra possibilidade é trazer informações sobre os dinossauros, como contar quantos ossos eles têm e o que comiam.

Pilar quatro: socialmente interativo

Um conselho é deixar a criança determinar o tempo de brincadeira, enquanto você oferece apoio ao longo do caminho. Por exemplo, deixe seu filho decidir o que construir com blocos enquanto faz perguntas como: “O que aconteceria se você colocasse aquele bloco em uma direção diferente?” ou “Quantos blocos mais você acha que seriam necessários para construir uma torre tão alta quanto você?”

Pilar cinco: instigante

As crianças são naturalmente pesquisadoras científicas – gostam de experimentar, ver o que acontece e tentar repetidas vezes até que algo funcione. Aproveite essa característica para dar aos seus filhos a oportunidade de adivinhar o que vai acontecer, conduzir “experimentos”, inventar novas palavras para canções favoritas e cometer erros. Todo erro leva ao aprendizado.

Pilar seis: alegre

Brincar com as sombras e perguntar como você pode fazer sua sombra crescer ou encolher é uma forma de promover surpresa e alegria. Pense no que ajuda seu filho a se conectar com o que lhe traz alegria, desde a construção com uma caixa de papelão até brincar de veterinário com seus bichinhos de pelúcia.