Adolescência

Estudo aponta caminho para pais se conectarem com adolescentes

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Qualquer pai e mãe de adolescente sabe – ordens sem explicação e conselhos sem consideração como “isso não é nada, logo você supera” são a maneira mais rápida de fazer com que o jovem se feche.  Um recente estudo da Universidade da Califórnia – Riverside confirma a experiência e indica caminhos para que os pais sejam finalmente ouvidos e aponta caminhos para pais se conectarem com adolescentes.

A pesquisa, que avaliou “adultos em formação” – aqueles no final da adolescência e início dos 20 anos – descobriu que os adolescentes valorizam os conselhos não solicitados dos pais, mas apenas se apoiarem a autonomia deles.  

Os pais mais ouvidos são os que apoiam a autonomia e fornecem diretrizes claras para limites e regras que serão aplicadas, de acordo com o estudo. Participar de atividades interessantes para seus filhos, validar seus sentimentos e apoiar a exploração de diferentes interesses também são atitudes valorizadas pelos adolescentes e vão ajudar na hora de ouvir conselhos, solicitados ou não.  

Autonomia e responsabilidade 

O coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, Sandro Coelho, afirma que o estudo está correto e reforça: “é natural que pais queiram aconselhar os filhos a fazerem o melhor, mas, em excesso, pode acabar piorando a relação”. 

Nesse sentido, dar orientações que estimulem a autonomia e o bom senso do jovem é a melhor saída. “Famílias que falam abertamente sobre escolhas, autonomia e a responsabilidade do jovem, possuem vínculos afetivos mais equilibrados e partilham mais os acontecimentos importantes”, explica o coordenador.  

Portanto, o resultado da pesquisa reforça a importância de ensinar e praticar a autonomia desde cedo. “Quando os pais incentivam e apoiam a autonomia dos filhos, os preparam para a vida adulta e ampliam as possibilidades com oportunidades de liberdade para tomada de decisão. E, acima de tudo, criam fortes laços familiares”, finaliza. 

Confira dicas para pais se conectarem com adolescentes: 

  1. Apoie a autonomia: Ofereça diretrizes claras para limites e regras, mas permita que seus filhos tenham autonomia em suas escolhas. 
  1. Participe de atividades interessantes: Envolver-se em atividades que interessam aos seus filhos fortalece o vínculo e facilita a comunicação. 
  1. Reconheça e valide sentimentos: Demonstre empatia ao reconhecer e validar os sentimentos de seus filhos, criando um ambiente aberto para a expressão emocional. 
  1. Estimule a exploração de interesses: Incentive seus filhos a explorarem diferentes interesses enquanto descobrem quem são e o que desejam para o futuro. 
  1. Evite respostas desconsideradas: Evite respostas curtas e ordens sem consideração, pois podem levar os adolescentes a se fecharem diante de conselhos não solicitados.