Comportamento

FOPO: o que é e como evitar?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Medo das opiniões alheias é um fenômeno que tem ganhado bastante repercussão entre os jovens

Quantas vezes você sente o impulso de fazer uma postagem, publicar uma foto, expressar uma opinião ou escrever um comentário, mas não o faz por medo do que podem pensar? Esse comportamento, cada vez mais comum nas redes sociais, tem nome: FOPO (“fear of other people’s opinion” ou medo das opiniões alheias). Em outras palavras, é o receio de virar alvo de julgamentos por postagens e posicionamentos na web.

Esse fenômeno aumenta a cada dia mais e pode fazer com que atitudes individuais ganhem uma repercussão negativa, gerando o tão temido “cancelamento”. O desafio é como manter um equilíbrio entre conseguir se expressar sem medo e o risco de ser foco de críticas. 

Fui cancelado?

A cultura do cancelamento pode atingir pessoas de qualquer idade, mas é uma preocupação especialmente entre os jovens. 

“Percebo que existem adolescentes que encontram maior dificuldade em se manifestar por medo desta nova cultura”, observa a orientadora pedagógica do Colégio Marista Paranaense, Calina Friedrich Monteiro Cezar. 

É preciso refletir sobre o que é mais adequado ser postado e o que precisa ser evitado, tomando o cuidado de não se anular completamente, mas também evitar se expor demais. 

Como os pais podem ajudar os adolescentes a lidarem com o FOPO?

A melhor forma de lidar com essas situações é por meio do diálogo. O simples ato de conversar é de extrema importância para trabalhar a fala e escuta dos jovens, já que momentos podem ajudar na compreensão do que é considerado opinião e o que é ofensa, sendo essa “passível de cancelamento”.

“Vivemos em uma sociedade com grande diversidade de culturas, crenças e até mesmo valores, por isso saber ouvir e respeitar é essencial para não propagar a cultura do cancelamento”, conclui a orientadora.

Os comentários estão desativados.