Comportamento

Jogos de estratégia: confira os benefícios para o seu filho

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Preparamos uma lista de títulos que desenvolvem habilidades de raciocínio e trabalho em equipe

Se você costuma propor jogos de tabuleiro para reunir a família no final de semana, saiba que os seus filhos terão grandes benefícios, que transcendem a simples diversão. Os jogos são capazes de desenvolver habilidades como pensamento estratégico e raciocínio lógico, além de ensinar sobre trabalho em equipe e como ganhar e perder com elegância. Diante disso, jogar pode trazer inúmeros benefícios também como uma ferramenta de aprendizagem. 

“Os jogos desempenham um papel essencial no aspecto cognitivo, emocional e social e colaboram no desenvolvimento, sob a ótica criativa, cultural, afetiva e histórica”, ressalta o professor de Xadrez do Colégio Marista Glória, Danilo Cunha.

Para se dar bem em qualquer jogo, também é preciso ter coragem diante de desafios, um aprendizado importante para a vida. Outros benefícios incluem concentração, paciência, coordenação motora, interação social, iniciativa, persistência e capacidade de resolver problemas. Quando jogamos, exploramos nosso interior, somos capazes de vencer nossos próprios medos e aprofundamos a vontade de superar desafios.

Confira jogos que desenvolvem habilidades importantes:

Xadrez: desenvolve e estimula o raciocínio. É um excelente jogo mental que exige muita memória, planejamento e tomada de decisões. Também interfere em questões pessoais como a autoestima e confiança. A parte social da vida de quem pratica também é desenvolvida, criando novas amizades em um ambiente de aprendizagem. 
Habilidades desenvolvidas: raciocínio lógico, concentração, tomada de decisões, memória, capacidade de planejamento e analítica, imaginação, visão ampla, foco e muita estratégia. 

Carcassone: desenvolve o sentido de observação e capacidade analítica para saber onde é o melhor local e posição para inserir cada peça, criando caminhos e cidades, de modo a obter maior pontuação que seu oponente. 
Habilidades desenvolvidas: obstinação por resultados, tomada de decisão, planejamento estratégico, administração de recursos e concentração. 

Catan: desenvolve o sentido de negociação e de planejamento, onde cada jogador deve buscar maneiras para realizar suas construções, utilizando o poder de persuasão e administração de recursos.
Habilidades desenvolvidas: persistência para alcançar objetivos, comunicação, interação e memória. 

Pandemic: desenvolve o sentido de trabalho em equipe e de delegar cada função de acordo com a habilidade de seu personagem. A intenção é buscar a melhor decisão frente a um cenário de pandemia, onde o principal objetivo é encontrar a cura de doenças que devastam o mundo. 
Habilidades desenvolvidas: planejamento, proatividade, resolução de problemas, espírito de equipe, comunicação verbal e estratégica. 

Dixit: trabalhando a imaginação e o poder de abstração, utiliza-se da criatividade para interpretar cartas criando histórias com suas imagens.
Habilidades desenvolvidas: criatividade, imaginação, organização de ideias, observação e comunicação.

Os comentários estão desativados.