Comportamento

Meus filhos querem aprender a andar de skate: como incentivar a prática?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O esporte oferece benefícios como melhora da coordenação motora, concentração e bem-estar

No ano em que o skate estreou como modalidade esportiva nas Olimpíadas de Tóquio – levando o Brasil ao pódio com duas medalhas de prata – o interesse pela atividade entre crianças e jovens tem aumentado. Mais do que nunca, o skate tem provado que é um esporte que oferece muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para mente.

Um treino de corpo inteiro

Andar de skate movimenta uma variedade de músculos necessários para impulsionar a prancha, exercitando pés, pernas e braços a cada manobra. Ao aprender a se equilibrar, as crianças desenvolvem a coordenação motora, uma habilidade essencial para a vida. 

“A prática proporciona um preparo físico adequado para que a criança possa brincar e ter um desenvolvimento melhor, incluindo para outros esportes”, explica a coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC), Cláudia do Val.

Alívio de estresse

A prática promove aumento da concentração, alívio do estresse e da ansiedade. Cláudia lembra que quem anda de skate tem a mente focada em realizar a manobra com perfeição, contribuindo para aumentar o seu equilíbrio emocional

Outro aprendizado é sobre perseverança e paciência. Isso porque, até conseguir acertar uma manobra ou a postura correta do pé, leva tempo e cair é inevitável. Porém, até mesmo aprender a cair da melhor forma é possível. Com os equipamentos corretos, é possível manter as crianças seguras e evitar lesões. 

Como manter as crianças seguras no skate

Se seu filho é um iniciante, os primeiros passos para desenvolver autonomia e confiança são:

  • Subir e descer do skate de forma segura
  • Impulsionar o skate
  • Frear o skate
  • Pular do skate e evitar quedas
  • Aprender a cair da maneira correta
  • Deslocamento com mudança de direção

Antes de levar a criança para aprender, é preciso saber:

• Não compre skate montado, selecione peça por peça e monte um skate personalizado, ou o próprio vendedor pode montar para você.

• Procure uma loja especializada em skate, pois trabalham com peças de qualidade, além dos donos e vendedores praticarem também.

É obrigatório o uso de capacete! Quando o aluno for iniciar no skate park e street, ele deve usar também o kit de proteção de cotoveleira e joelheira. Dependendo da modalidade, as luvas também são necessárias.