Comportamento

Mindfulness: confira os benefícios para os adolescentes

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Atenção plena ajuda a desenvolver habilidades de concentração

Você já parou para se concentrar no agora? Parar tudo o que está fazendo nesse momento, respirar fundo e sentir o seu corpo e o ambiente ao redor? Se isso é um desafio para você, imagina convencer um adolescente a desacelerar e se desconectar do celular e das redes sociais, por exemplo.

Apesar de difícil no início, a prática da chamada atenção plena pode ajudar desenvolvendo habilidades de concentração e controle de impulsos. Ou seja, essa técnica pode ajudar os adolescentes a enfrentarem os desafios mais característicos da idade. 

O que é atenção plena?

Também chamada de mindfulness, atenção plena é a habilidade de focar continuamente em um objeto escolhido, sem distração. Significa lembrar o que se está fazendo agora, focando o pensamento para o presente. É a habilidade de estar no aqui e no agora.

“A atenção plena pode ser entendida como uma qualidade da consciência que podemos desenvolver no cotidiano e traz grandes benefícios. Diz respeito a ter uma mente presente no que está acontecendo”, explica a professora de yoga do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski.

Sem atenção plena, lembra a professora, ficamos no piloto automático, reagindo às situações sem consciência e criando interesses de satisfação imediata.

Como praticar a atenção plena?

Ao longo do dia, existem inúmeras oportunidades para cultivarmos este estado de atenção. Na leitura de um livro, caminhando em um parque, assistindo a um filme, enquanto realizamos as refeições mastigando e sentindo bem os alimentos, quando escovamos os dentes, praticando um exercício físico, conversando com alguém ou quando observamos e acompanhamos profundamente a respiração.

Quais são os benefícios da atenção plena?

Os benefícios da prática diária são conhecidos e comprovados cientificamente: diminuem o nível de estresse, da ansiedade e do déficit de atenção, promovem consciência corporal, contribuem para o aumento da criatividade, concentração e foco, proporcionam equilíbrio emocional e sensação de bem-estar integral. Para sentir os benefícios, podemos começar com alguns minutos todos os dias, realizando as atividades cotidianas com plena atenção.

“Podemos começar com 5 minutos diários. E assim, vamos observando a nossa mente ficando cada vez mais atenta, forte e concentrada”, sugere Tatiana.

Confira 3 apps para meditação que podem ajudar:

  1. Lojong: Oferece acesso a diversos tipos de práticas guiadas para começar a meditar de forma mais clara. A proposta do aplicativo é fazer com que pessoas adquiram a atenção plena a partir da meditação e, assim, transformar sua mente para torná-la mais calma.
    Disponível em IOS e Android.
  2. Medite.se: Propõe uma introdução à meditação de forma simples e guiada. O app ajuda a treinar a mente quando usado diariamente por poucos minutos.
    Disponível em IOS e Android.
  3. Omvana: O app dispõe de um acervo com milhares de meditações, sendo 70 delas gratuitas. Algumas sessões ajudam no foco, outras a dormir melhor, mas todas funcionam como treinamento para a mente.
    Disponível em IOS e Android.

Os comentários estão desativados.