Comportamento

Oito maneiras práticas para evitar a procrastinação

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Organização, foco e disciplina são essenciais para conseguir realizar  seus objetivos

Apesar do termo complicado, a procrastinação está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Procrastinar é apertar o botão da soneca no despertador, é deixar a louça na pia para o dia seguinte e esquecer daquele trabalho até a última hora. 

Não dar prioridade para tarefas importantes pode ser um dos maiores obstáculos em qualquer área da vida e, especialmente nos estudos, pode atrapalhar bastante o desempenho. E qual a solução? Identificar quais são os seus objetivos, ter foco, disciplina e investir no autoconhecimento

“Saber controlar as emoções e a ansiedade e buscar identificar o que está causando a procrastinação é essencial”, ressalta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Cascavel, Luciana Faria. 

Uma das formas de ajudar na organização é criar um cronograma de estudos personalizado, de acordo com a disponibilidade de cada um. 

No caso dos estudantes que estão prestes a prestar vestibular, ENEM e definir o caminho profissional, é ainda mais importante se organizar e criar o hábito de estudos diário. Com uma rotina definida fica mais fácil ter tempo para lazer e descanso ao longo do dia, sem se sobrecarregar ou gerar ansiedade.

Veja 8 dicas essenciais para evitar a procrastinação:

1. Organize-se

Invista em um cronograma ou comece a usar o aplicativo de calendário em seu telefone. Isso torna mais fácil saber o que você precisa fazer a cada dia e horário. Para ter sucesso nessa empreitada, é importante tentar cumprir o cronograma e não deixar nada passar. Não esqueça de incluir na rotina tempo para lazer e descanso.

2. Estabeleça metas simples e alcançáveis

Parte da razão pela qual procrastinamos é porque a tarefa a cumprir pode parecer muito difícil. É muito mais fácil começar quando você estabelece metas simples e alcançáveis, em vez de um plano grande e vago. Por exemplo, em vez de prometer a si mesmo “estudarei biologia esta noite”, diga “estudarei o capítulo seis esta noite”. Isso torna seus objetivos menos intimidantes e mais possíveis de serem atingidos. 

3. Crie um cronograma 

Depois de definir seus objetivos, crie um cronograma. Esse cronograma deve ser feito respeitando a disponibilidade, características e objetivos de cada estudante. Para essa organização, é possível contar com a ajuda dos professores e dos familiares. 

4. Defina um prazo

Em vez de dizer que um dia irá concluir determinado conteúdo, estabeleça prazos definidos para que isso aconteça. Lembre sempre de respeitar o seu tempo e as possibilidades de concluir tarefas sem se sobrecarregar, pois isso pode ser prejudicial para os seus planos.

5. Faça as coisas difíceis primeiro

É mais fácil concluir primeiro as tarefas mais desafiadoras. Dessa forma, tudo depois parece mais fácil e leva menos tempo. Se você continuar empurrando aquele conteúdo que mais tem dificuldade para depois, ficará mais difícil conseguir terminar. Por isso, é melhor fazer tudo o que precisa ser feito, sem delongas. 

6. Livre-se das distrações

Antes de começar a estudar, é importante ficar longe de todas as interrupções em potencial para não desviar as atenções. Essas distrações podem incluir o celular ou até mesmo fontes externas, como barulho de carros ou música alta. É importante escolher um ambiente para estudar que seja o mais tranquilo possível e também avisar os familiares quando precisar de silêncio. 

7. Tempo para descansar

É certo que estudar é importante, mas separar tempo para outras atividades é essencial para não se sobrecarregar e aproveitar melhor o período em que está dedicado aos estudos. Por isso, inclua no cronograma algo que goste de fazer, seja um exercício físico, assistir um filme ou simplesmente tirar um tempo para relaxar.

8. Foque nas recompensas

Lembre que toda a dedicação que tiver agora será recompensada quando conseguir o resultado que procura, seja uma boa nota no ENEM ou conseguir passar naquele curso que escolheu. Por isso, sempre que se sentir desmotivado, pense que todo o esforço resulta em um bom resultado. 

Os comentários estão desativados.