Comportamento

Seja solidário: cinco sites e apps que facilitam doações

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Tecnologia pode tornar muito mais fácil e rápido encontrar instituições que precisam de ajuda

Meditação, compras de mercado, exercícios e até mesmo aprender um novo idioma. Tudo isso – e muito mais – é possível com a ajuda dos apps. Até aqui, nenhuma novidade, afinal essas ferramentas são verdadeiras companheiras, especialmente na pandemia. Mas você sabia que existem aplicativos no celular que podem ajudar a exercer a solidariedade e realizar doações, de forma fácil e rápida?

Ou seja, ao invés de precisar investigar na internet como e onde doar, é preciso somente baixar no celular alguns apps que farão esse trabalho por você. Só para se ter uma ideia do crescimento dessas ferramentas, o tempo médio mensal em aplicativos cresceu 40% no segundo semestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a marca de 200 bilhões de horas. 

Ser solidário, especialmente neste momento em que as variantes da covid-19 atingem diversos estados brasileiros é ainda mais importante. Diversas instituições sociais buscam doações para continuar oferecendo atendimentos para muitas famílias que precisam. 

“Era comum as organizações trabalharem com bazares, eventos e reuniões para arrecadar itens e recursos financeiros. No início da pandemia houve uma grande movimentação para doação, como o movimento de lives grandiosas, por exemplo, mas não se tornou uma cultura”, lamenta o gerente de captação de recursos do Marista Escolas Sociais, Rodolfo Schneider.

As doações podem influenciar e transformar a rotina das famílias que estão passando por esse momento.

“A máxima que todos podemos contribuir é verdadeira, em menor ou maior quantidade, muitas vezes as opções estão apenas a um clique de todos, nos nossos celulares”, afirma Schneider. 

Confira uma lista de cinco sites e apps para fazer doações e praticar a solidariedade:

1. App Ribon

O aplicativo Ribon permite que usuário faça doações gratuitamente para ONGs. Criado por brasileiros, a plataforma permite conhecer diversas causas humanitárias e doar por meio de clicks e moedas virtuais para diversos projetos patrocinados. 

2. Imposto Solidário

O site impostosolidario.org.br ensina o usuário a destinar parte do seu Imposto de Renda para instituições sociais afetadas pela pandemia. Menos de 3% dos contribuintes fazem essa destinação e o potencial de arrecadação chega a 4 bilhões que beneficiariam milhares de instituições sociais. No site é possível conferir o passo a passo e conhecer histórias inspiradoras na área da educação.

3. Picpay

O Picpay, app e conta digital, possui a central de doações do aplicativo, com ela é possível consultar causas sociais espalhadas em todo o território nacional, e fazer a sua doação utilizando apenas um clique. 

4. App Joyz

O aplicativo Joyz foi criado para conectar aqueles que querem ajudar com aqueles que precisam de ajuda. A rede promove impacto e campanhas do bem, com diversas histórias prontas para receber contribuições financeiras.

5. Doe e seja voluntário 

O site atados.com conecta pessoas ao trabalho voluntário, mesmo em casa e durante o período de isolamento social, o site permite que as pessoas se tornem embaixadoras digitais e doem para entidades ligadas ao combate à fome. 

Os comentários estão desativados.