Comportamento

Thanksgiving Day: veja como comemorar em família

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

No dia de Ação de Graças são celebrados os bons acontecimentos ocorridos durante o ano

O Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, celebrado em 26 de novembro, vem ganhando popularidade no Brasil. Tradicional da cultura norte-americana, a comemoração precede o Natal e tem como objetivo expressar gratidão. Este dia é tão importante por lá que é um dos maiores feriados nacionais. O seu simbolismo pode trazer muitos aprendizados para as crianças, como a importância de agradecer e de conviver em família.  

De acordo com o gerente de Identidade, Missão e Vocação da Rede, José Carlos Pereira, é interessante ressaltar que esta celebração está intimamente ligada aos valores Maristas, pois somos cristãos defensores da vida, da alegria, da partilha, da gratidão e do amor

Significado da data

Originalmente, a data era comemorada após as colheitas, como forma de agradecer pela fartura da produção de alimentos. Hoje, o conceito de agradecimento continua. 

“No dia de Ação de Graças celebramos todos os bons acontecimentos ocorridos durante o ano e a melhor forma de expressar nossa gratidão a Deus não poderia ser outra”, comenta o coordenador da Pastoral do Colégio Marista de Maringá, Maurício Bernz.

Para comemorar, tradicionalmente as famílias se reúnem para festejar os dons da vida, quando expressam carinho e agradecimento pela existência da família. Normalmente, a data inclui um jantar especial de Ação de Graças, em que todos se sentam juntos à mesa para compartilhar a vida e os alimentos que são dádivas de Deus.

O que ensinar às crianças neste dia?

Além da reunião em si ser uma oportunidade de compartilhar o alimento e expressar carinho e união, muitos valores podem ser vivenciados com as crianças neste dia. Veja algumas dicas de como envolver os filhos nas comemorações:

– Relate a história da celebração: hoje, temos acesso mais fácil aos alimentos, mas nem sempre foi assim. Enfatize que o dia surgiu para celebrar a colheita e conte como era a realidade neste tempo.

– Deixe a televisão desligada: procure manter a reunião familiar focada em conversas, partilhas da vida e dos sonhos, brincadeiras e jogos que reúnam a família.

– Aproveite para lembrar dos antepassados: recorde os entes queridos que vieram antes e conte histórias que aconteceram na família ou na sua própria infância.

– Deixe a paz reinar neste dia: se concentre nos aspectos positivos, aproveitando para valorizar as características positivas que fazem de cada um especial.

– Agradeça: peça para que todos da família façam uma lista dos bons acontecimentos do ano, demonstrando gratidão. Você pode, por exemplo, pendurar um cartaz na parede e pedir que todos escrevam coisas pelas quais são gratos.

– Pratique a solidariedade: aproveite para compartilhar o que pode com aqueles que precisam, envolvendo as crianças nesse processo. Isso pode ajudar os seus filhos a aprender sobre a importância de ajudar os outros. 

– Envolva as crianças: na hora de preparar o jantar, deixe que as crianças participem, ajudando a separar alimentos, ou arrumarem a mesa. Por fim, fazer a ligação com a próxima festa que é o Natal, momento em que é celebrado o nascimento de Jesus. Que a Ação de Graças seja o encerramento e agradecimento de uma etapa do ano que se finaliza, mas também que se abre para uma das maiores alegrias que Deus poderia nos conceder, a vinda do seu Filho, como criança.

Os comentários estão desativados.