Comportamento

8 habilidades que os videogames podem desenvolver

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Dia Internacional do Gamer: jogar videogame ajuda na capacidade de resolver problemas, perseverança e concentração

São tantos os aficionados por videogames que existe até uma data para comemorar: no dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Internacional do Gamer. Em um período marcado pela pandemia na Covid-19, aumentou muito a quantidade de jogadores pelo mundo. O setor de jogos eletrônicos teve um crescimento de 20% e movimentou US$ 165,9 bilhões mundialmente, ou 60% mais que o volume das indústrias de cinema e música juntas.

Jogar videogame pode desenvolver diversas habilidades, como a capacidade de resolver problemas, perseverança e concentração. Porém, é preciso lembrar que, mesmo que seja um hobby, é preciso ter cautela para que todo o tempo livre não seja ocupado com games, alerta a especialista em Educação Física e professora do Colégio Marista Anjo da Guarda, Juliana Speltri. 

“Muito tempo parado na frente do computador pode ser prejudicial, pois o corpo poderá sofrer consequências fisiológicas como: problemas circulatórios, aumento de peso, postura inadequada, dores no corpo, LER (Lesões por Esforço Repetitivo)”. 

O ideal é fazer pequenas interrupções a cada meia hora ou quarenta minutos e ir alongar-se, andar pelo espaço que está situado e mexer o corpo.

Confira 8 habilidades desenvolvidas por meio de videogames:

1. Paciência e perseverança

Essas são qualidades que ajudam as pessoas a terem sucesso, tanto profissional quanto pessoal. Pessoas mentalmente fortes são pacientes e entendem como usar essas habilidades para lidar com situações desafiadoras e alcançar sucesso.

2. Resolução de problemas

Os games geralmente incluem desafios e obstáculos que exigem que os jogadores alterem suas percepções ou abordagens para encontrar soluções. Essas habilidades de planejamento, adaptabilidade e experimentação são aprimoradas ao longo do tempo e contribuem para capacidade de lidar com situações de crise, desafios e conflitos, dando aos jogadores a capacidade de encontrar soluções criativas.

3. Estratégia

Muitos videogames exigem abordagens estratégicas para progredir e completar uma série de etapas para chegar ao próximo nível ou prêmio. Pensar e agir de forma estratégica ajudam a lidar com diversas situações da vida, e no futuro, podem ser essenciais no mercado de trabalho.

4. Concentração

Os cenários em videogames exigem concentração total do jogador para serem bem-sucedidos. Distrações, como ligações, mensagens de texto ou redes sociais, precisam ser deixadas um pouco de lado para dedicar atenção à tarefa do jogo. Aprender a se concentrar é um recurso valioso para os estudos.

5. Liderança

Em videogames multijogador, os jogadores costumam ter equipes com líderes designados para determinar suas estratégias e abordagens. Cabe ao líder da equipe definir os tempos, se comunicar com outros, desenvolver estratégias, identificar os pontos fortes e fracos da equipe, manter o moral elevado e os outros jogadores focados na tarefa. Essas habilidades são aprimoradas com o tempo e podem se expandir para diferentes situações da vida. 

6. Habilidades sociais

Para permanecer dentro de uma equipe, os jogadores precisam desenvolver habilidades sociais como pontualidade, civilidade, bom espírito esportivo e um senso saudável de competição para interagir com outros jogadores de uma forma agradável. 

7. Pensamento crítico

Todas as decisões em um videogame têm riscos e consequências, então jogadores habilidosos entendem como analisar suas escolhas possíveis e usar seu melhor julgamento para ser bem-sucedido. Em muitos casos, essas decisões devem ser tomadas em uma fração de segundo, para que os jogadores desenvolvam rapidamente habilidades analíticas em situações de alta pressão e permaneçam calmos em situações estressantes.

8. Reconhecimento de padrões

Desde os primeiros videogames, um componente-chave para progredir e ganhar o jogo tem sido encontrar padrões e explorá-los. Isso geralmente envolve a análise de grandes quantidades de dados e cenários para encontrar as causas e prever o jogo. A tomada de decisão baseada em dados requer análise, a identificação de padrões e a realização de previsões para encontrar soluções para problemas.