Infância

Autocuidado: 7 dicas para ensinar as crianças a lavar as mãos

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Cuidar da higiene pessoal deve ser um hábito de toda a família 

Esteja o seu filho brincando no jardim, pintando com tinta guache ou prestes a sentar na mesa para o almoço, lavar as mãos é algo que deve fazer parte da rotina. Mas como orientar os filhos para que tenham mais autonomia para fazer sua higiene pessoal? Como conscientizar as crianças sobre a importância de lavar as mãos?

Especialmente neste momento, que inclui preocupações relacionadas à proliferação do coronavírus, é reconfortante saber que esse hábito vem cada vez mais sendo adotado pelas famílias. Essas são questões importantes que fazem parte da educação dos filhos e precisam ser ensinadas. Os pais podem incentivar as crianças a se cuidarem por meio do diálogo e do exemplo, incluindo essas atividades na rotina diária. 

“Dependendo da idade, é importante que os filhos também tenham acesso às notícias do país e do mundo para fortalecer a consciência crítica da situação atual vivida por todos e que o autocuidado é uma das principais proteções que podemos ter para nós mesmos e para o outro”, orienta a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza. 

Quando começar a orientar os filhos sobre o autocuidado?

A fala sobre autocuidado começa muito cedo na criação de um filho, primeiramente com os cuidados de higiene, alimentação e saúde. Após a infância, a orientação da família em relação ao cuidado e respeito com o corpo também vale para o momento atual. 

Quando a criança ainda é pequena, precisa da mediação dos pais para lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes. Mas essas atividades não precisam se tornar chatas. É possível, por exemplo, cantar uma música que vai ajudar a tornar esses momentos mais prazerosos e divertidos. Para isso, existem canções do Mundo Bita, Castelo Rá-Tim-Bum e Palavra Cantada. 

Confira 7 dicas para ensinar as crianças a gostarem de lavar as mãos:

  1. Lavar as próprias mãos: as crianças aprendem melhor quando alguém dá um bom exemplo. Lavando as próprias mãos na frente do seu filho, você não apenas mostra a técnica adequada, mas também mostra que a tarefa é importante e necessária para a manutenção da saúde.
  2. Fale sobre quando fazer: os adultos sabem que é preciso se lavar antes de comer ou depois de ir ao banheiro, mas uma criança pode não perceber quando deve ir para a pia. Convide os filhos para lavarem as mãos junto com você.
  3. Fale sobre o motivo: novamente, o que é óbvio para os adultos nem sempre é para as crianças. Em um nível básico, explique como lavar as mãos ajuda a remover os germes que podem deixá-los doentes. Você pode até fazer disso uma brincadeira, como uma “caça ao germe invisível”, livrando sua pele das criaturas microscópicas com a única arma que pode destruí-los: o sabão.
  4. Fale sobre como e por quanto tempo: traga seu filho ao banheiro e mostre a maneira certa de lavar as mãos. Explique também sobre a quantidade adequada de sabonete ideal e os movimentos que devem ser feitos: lave entre os dedos, a parte superior das mãos e sob as unhas.
  5. Ajuste um cronômetro: os pequenos não têm muita noção de tempo, então ajuste um cronômetro para 20 segundos ou simplesmente cantem uma canção enquanto lavam as mãos.
  6. Torne a pia acessível: se o seu filho for pequeno e tiver dificuldades para alcançar a torneira, invista em um banquinho. Certifique-se de que o sabonete também esteja ao alcance.
  7. Torne esse momento divertido: tenha sabonetes cheirosos, coloridos e com formatos engraçados. Isso pode incentivar ainda mais as crianças a gostarem de lavar as mãos.

Os comentários estão desativados.