Leitura - 3min

A importância da amizade para as crianças

Vínculos afetivos ajudam a desenvolver sociabilidade, autonomia e altruísmo

Um dos mais nobres sentimentos, a amizade tem efeitos positivos durante toda a vida. Especialmente na infância, faz parte do primeiro contato da criança com pessoas distintas de sua cultura familiar, ampliando o seu repertório social. Criar vínculos afetivos ajuda a desenvolver características importantes como sociabilidade, autonomia
e altruísmo.

Existem muitos benefícios decorrentes de vínculos de amizade saudáveis. Quando está integrada a um grupo de amigos, a criança aprimora o processo de autoconhecimento. Isso porque relações fraternas têm características próprias e únicas que oferecem uma oportunidade de amadurecimento que vai além do círculo familiar.

Como os pais podem incentivar as relações de amizade?

A psicóloga Meillyn Zaiter ressalta a importância de a família valorizar as relações de amizade dos filhos. Os pais são peças essenciais nesse contexto e exercem influência direta, principalmente por meio do exemplo. Quando a criança presencia como a mãe e o pai se relacionam com os familiares, amigos e com os próprios filhos, aprende sobre a importância dos amigos e o papel que eles ocupam na vida. “Por isso, é necessário ter muito apreço e cuidado na forma com que adultos manifestam essas relações”, lembra a psicóloga.

A influência dos pais é mais direta quando a criança é pequena, e os adultos são responsáveis por promover esses encontros. Como forma de manter o vínculo ativo, a psicóloga sugere organizar reuniões como um almoço informal, um piquenique ou um lanche final de tarde. “São eventos que proporcionam bem-estar, segurança emocional e o sentimento de pertencer a um grupo de amigos”, ressalta.

Qual o papel da escola nas amizades infantis?

Quando pensamos em amizade é inevitável lembrar da escola, especialmente na infância. Afinal, é onde as crianças conhecem a maior parte dos amigos. Por isso é essencial também que as famílias estejam presentes no cotidiano e conheçam as relações de amizade que o filho tem na escola. Estar próximo do ambiente escolar facilita a relação dos pais com os amigos dos filhos, o que gera benefícios para ambas as partes. Neste sentido, a escola tem o importante papel de mediar essas relações por meio de atividades como tarefas em grupo, oficinas e esportes, por exemplo.

Por meio dessas relações é possível acompanhar e assegurar o vínculo adequado entre a criança e suas várias relações de troca. “Isto favorece a capacidade de a criança amadurecer emocionalmente cada vez mais segura de si”, diz Meillyn, que ressalta ainda que os vínculos entre amigos baseados em respeito, atenção, afeto e companheirismo serão sempre bem-vindos para um bom desenvolvimento infantil.

Noticias Relacionadas:

Outras noticias relacionadas à: Infância

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas