Comportamento

Brincadeiras criativas para aproveitar o tempo livre

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Com um pouco de vontade e criatividade, é possível trazer o parque e a praia para dentro de casa

Crianças adoram estar ao ar livre, seja em parques, praias ou brincar na casa dos amigos. Porém, como a exposição total e irrestrita ainda não é aconselhável devido à pandemia, que tal trazer como trazer brincadeiras criativas para casa? Basta um pouco de vontade e criatividade para criar cenários lúdicos que vão proporcionar ricas e divertidas experiências.

Aproveitar o contato com a natureza

No jardim e no quintal, é possível aproveitar o contato com a natureza para fazer um piquenique na grama ou montar uma piscininha e simular uma praia, com areia e tudo. Dentro de casa, as crianças podem montar cabanas com lençóis, fazer alguma receita simples na cozinha com o apoio dos pais, ou se divertir com jogos de tabuleiro e pinturas.

Seja qual forem as brincadeiras escolhidas, é importante lembrar que qualquer espaço pode ser aproveitado, o que mais interessa é que a qualidade imaginativa proporcionada com a atividade.

“A experiência simbólica é muito importante para o desenvolvimento da criança e contribui para a compreensão das emoções, formação da identidade, e entendimento do mundo que a cerca”, diz a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Asa Sul, Patricia Deoti.

Veja sugestões de brincadeiras criativas para dentro e fora de casa

  • Praia no quintal: é só encher a piscininha, ou até mesmo uma bacia grande com água, colocar um guarda-sol e cadeiras para simular uma praia em casa. Para completar, é possível até mesmo arrumar um pouco de areia para as crianças brincarem de castelinho. Para quem mora em apartamento, é só adaptar as sugestões para ambientes internos, em um lugar onde o chão possa ser molhado.
  • Amarelinha: essa brincadeira tradicional nunca perde o encanto. Para fazer, basta pintar a amarelinha no chão de concreto ou calçada utilizando giz de quadro negro ou giz de cera, que pode ser lavado depois
  • Picnic: perfeito para aproveitar o gramado em um dia de sol, essa atividade agrada a todos. As crianças podem começar ajudando a preparar os quitutes, como montar minisanduíches ou escolher frutas para a cesta. Depois é só escolher uma toalha bonita e um cantinho especial para se deliciar.
  • Jogo da velha de pedras: diferente do jogo tradicional, esse é feito pelas próprias crianças, pintando as pedras e escolhendo como base um pedaço de madeira ou até mesmo a calçada.
  • Acerte o ângulo: com um giz, basta desenhar um formato de gol na parede. Nos cantos, devem ser colocados a pontuação. A criança vai somando pontos à medida que acerta cada ângulo certo.
  • Siga a linha: essa pode ser feita para crianças bem pequenas. Sobre uma área de calçada, é só desenhar uma linha, fazendo várias curvas e voltas. Sinalize onde começa e termina o trajeto para a criança andar sobre ela.
  • Corrida de obstáculos: espalhe alguns bambolês, troncos e cordas pelo chão, criando uma sequência de obstáculos para a criança percorrer.