Infância

Cinco formas de incentivar os filhos a doar

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Selecionar brinquedos para doação ensina as crianças sobre solidariedade

Com o Natal se aproximando, muitos pais começam a se perguntar como vão controlar a multiplicação de brinquedos pela casa. Crianças gostam de ganhar presentes do Papai Noel – e todos sabem – por isso, é certo que o espaço talvez fique pequeno os presentes que virão por aí. Nesse momento é importante que eles escolham o que vai ser doado, que enxerguem o hábito também na família e que a doação seja algo realizado por todos.

A sugestão é começar a organização desde já, e isso inclui selecionar brinquedos para doação. Mesmo que no início pareça difícil fazer o filho desapegar da boneca que ganhou da tia ou daquele carrinho dado pela avó, basta um pouco de paciência para que ele comece a entender como doar pode ser legal. 

Doar ensina sobre solidariedade

Aprender a ser solidário é um ensinamento que deve começar desde cedo. Atitudes como dividir e compartilhar são aprendizados importantes para a vida toda.

“É importante ressaltar que a partilha deve ser ensinada por meio das ações, sem esperar nada em troca”, ressalta a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Cascavel, Rafaelly Carvalho da Silva Molina.

Outro ponto essencial é que não adianta doar um brinquedo quebrado, faltando peças ou que não funcione. A intenção de praticar a solidariedade por meio da doação diz respeito a escolher itens que estejam em boas condições e que a criança goste, para que possa partilhar a felicidade que esse presente trouxe com outra pessoa. 

Como ensinar a criança a doar?

Como tudo na vida, não existe fórmula mágica para que a criança queira doar os seus brinquedos espontaneamente. Porém, não é aconselhável escolher os brinquedos para doar escondidos dos filhos. O mais indicado é explicar sobre a importância de doar, que com isso, ele vai fazer outras pessoas felizes, ao mesmo tempo em que deixam a casa mais organizada para o Natal e o final do ano. 

Veja cinco dicas para incentivar os filhos a doar:

1. Deixe que seus filhos escolham o que querem doar: experimente dar autonomia para o seu filho e deixar que ele selecione os brinquedos que gostaria que fossem para outra criança, evitando interferir nas escolhas. Envolver a criança no processo é importante.

2. Associe o brinquedo a uma faixa etária: explique que aquele chocalho que está há tempos guardado, pode fazer um bebê muito feliz, por exemplo. Com isso, ele pode se sentir empolgado a encontrar outras coisas que não usa mais.

3. Seja o exemplo: como parte da organização da casa para o Natal, todos da família podem separar itens para doação. Se a criança vivenciar esse costume dentro de casa, é mais provável que também sinta vontade de participar. 

4. Torne esse momento divertido: procure envolver a criança no processo, selecionando junto com ela os brinquedos, roupas, sapatos e outros materiais que deseja doar. Uma sugestão é preparar uma playlist de músicas divertidas para animar a arrumação.

5. Faça da doação um hábito: datas comemorativas, como o Dia das Crianças e aniversários, são um ótimo pretexto para organizar a casa e selecionar itens para doação. Assim, é possível explicar para o filho sobre a importância de abrir espaço para os novos brinquedos que virão. 

Os comentários estão desativados.