Infância

Como ensinar meu filho a dormir sozinho?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Rotina do sono e espaço acolhedor podem fazer a diferença para a criança ter uma boa noite de sono

Dormir bem é importante para facilitar a vida de toda a família. Por isso, quando se trata de estabelecer bons hábitos de sono com seu filho, quanto mais cedo você começar, melhor. Será mais fácil para a criança e os pais se as regras básicas e as rotinas em torno da hora do descanso forem definidas nos primeiros anos de vida para evitar problemas mais tarde.

Como ensinar a criança a dormir sozinha?

Existem alguns passos importantes para que seu filho supere o desafio de dormir sozinho. O primeiro é a participação na composição do espaço, trazer brinquedos significativos para ela, escolher roupa de cama, ter um abajur que traga uma luz suave e até mesmo porta retrato com a foto da família. 

“Participar dessa composição é importante para a criança, pois ela cria sentimento de pertença e pode desmistificar possíveis mitos de monstros embaixo da cama ou dentro do guarda roupa, por exemplo”, lembra a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Maringá, Eliana Claudia Graciliano.

De que forma acalmar a criança para um boa noite de sono?

A família pode ter alguns combinados com a criança, como ficar ao lado dela na cama fazendo um cafuné e, quando dormir, explicar que vai para o quarto dos adultos e, se ela acordar e ficar com medo, pode chamar pelos pais ou acender abajur. O importante é ter combinados claros e de fácil compreensão, adequados à idade do seu filho. 

Um outro passo essencial neste processo é criar rituais de preparo para o momento do sono: escovar os dentes, fazer xixi, oração e deitar na cama esperando o sono chegar. Também é importante comemorar as conquistas, fazer um belo café da manhã como comemoração, entre outros incentivos, mobilizando a coragem e confiança da criança em si. 

A rotina é importante para dormir?

Um fator importante nesse processo é a constância das ações dos pais na rotina dos filhos. Ou seja, se nos primeiros dias para ensinar as crianças a dormir, os pais desistem e resolvem trazê-la novamente para seu quarto, simplesmente porque ela acordou de madrugada ou chorou, o desafio se tornará ainda maior e mais difícil. 

“Nesses momentos é necessário ir até o quarto da criança, ficar com ela lá até que volte a dormir”, orienta Eliana. Esses passos formam um conjunto de ações de apoio à criança, necessário para vencer esse momento de vulnerabilidade.

Dormir sozinho é importante para o desenvolvimento da criança?Muitos fatores em conjunto contribuem para o desenvolvimento pleno. Ao aprender a dormir sozinha, as crianças superam desafios, elevam a sua autoestima e, acima de tudo, o rompimento da imagem única e dependente com a família (a simbiose). Ou seja, criar seu espaço e ter o seu momento faz com que a criança compreenda sua função social no ambiente familiar e, ao mesmo tempo, conquistar sua privacidade e autonomia.

Os comentários estão desativados.