Infância

Como estimular o interesse das meninas por tecnologia?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Incentivo e apoio dos pais é essencial para que as meninas ocupem cada vez mais essa área

É comum que, em nossa sociedade, as meninas cresçam presenteadas por bonecas, panelinhas e vestidos enquanto aos meninos são ofertados jogos, máquinas e tecnologias. Esse tipo de tradição patriarcal se perpetua também no mercado de trabalho e nas escolhas pelo ensino superior, no qual os cursos de exatas acabam sendo mais ocupados por homens. 

Porém, nos últimos anos este cenário tem começado a se transformar. Segundo estudo da McKinsey&Company “Women in the Workplace 2019”, nos últimos 5 anos, cresceu em 24% a representação de mulheres em posições no setor da TI, mudança que influencia a oferta de cursos na área. É o caso do curso técnico de Informática, do Marista Escola Social Irmão Acácio, em Londrina, onde elas somam 50% entre os alunos matriculados.

Qual a importância de incentivar as meninas?

A participação cada vez maior das mulheres na área da tecnologia contribui com aspectos importantes, como a redução da desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Por isso, a criação de iniciativas para que as meninas acessem cada vez mais a tecnologia é importante para promover a equidade. 

Historicamente, muitas mulheres contribuíram efetivamente na evolução tecnológica, entretanto seus nomes foram esquecidos, por isso, é preciso dar visibilidade a estas histórias, para que meninas se sintam representadas e ocupem cada vez mais o mercado de TI.

Confira oito habilidades desenvolvidas pelo aprendizado de tecnologia:

1. Lógica computacional

2. Criatividade

3. Autonomia

4. Protagonismo

5. Trabalho em grupo

6. Pensamento de design

7. Análise de dados

8. Programação

Veja como incentivar as meninas a se interessarem por tecnologia:

  • Encoraje as suas filhas: o incentivo é um fator importante para estimular o interesse por tecnologia. Comemore quando as meninas se saírem bem em matemática e robótica, por exemplo, e as incentive a fazer experimentos.  
  • Desperte o interesse em computação desde cedo: mesmo crianças em idade pré-escolar podem ser incentivadas a explorar a tecnologia. Há muitas maneiras de fazer isso: mostre exemplos de mulheres na computação, leia livros sobre ciência e engenharia ou incentive uma brincadeira prática com quebra-cabeças e brinquedos de construção. 
  • Use a mentalidade construtiva: significa entender que não nascemos sabendo, mas sim aprendemos a fazer coisas novas e melhorar nossas habilidades. Em vez de dizer “você é inteligente”, você pode optar por “o que você aprendeu com esse projeto?”. Aprender com os erros é um passo importante.
  • Explore a tecnologia com ela: assim, é mais fácil mostrar que esses assuntos são interessantes e que é importante aprender. Juntos, vocês podem encontrar maneiras de conectar a ciência e a tecnologia com outros interesses, como animais de estimação, arte, música, saúde ou esportes.  
  • Ponha a mão na massa: dê às meninas oportunidades de usar ferramentas, construir e explorar projetos práticos. Desmonte os utensílios domésticos e os aparelhos eletrônicos (desconectados) para ver como as coisas funcionam. Atividades práticas ajudam a desenvolver confiança e fortalecer habilidades espaciais.

Os comentários estão desativados.