Infância

Dia Nacional da Família: veja dicas de atividades criativas

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Isolamento social tornou a convivência entre pais e filhos mais intensa

Pais trabalhando em home office e atividades escolares remotas trouxeram uma outra dinâmica para a vida familiar, que se tornou mais intensa desde o início da pandemia. Neste Dia Nacional da Família, celebrado em 8 de dezembro, uma forma de passar mais tempo de qualidade é investir em jogos, fazer uma mini-horta ou até mesmo resgatar brincadeiras antigas. 

Para mostrar a modificação da vida familiar desde o início da pandemia da Covid-19, a Universidade de Queensland, na Austrália, realizou uma pesquisa em todo o mundo para entender algumas lições importantes, incluindo o valor do tempo em família. 

Uma das conclusões, por exemplo, é que, por mais que as crianças sentissem falta dos amigos e considerassem mais difícil se concentrar nas atividades escolares em casa, houve ganhos significativos tanto na quantidade quanto na qualidade do tempo com os pais. As crianças também aprenderam resiliência e adaptação a mudanças, assim como uma oportunidade maior de expressar sua criatividade.

Convivência aprofundou relacionamentos

Da mesma forma que a pandemia possibilitou estreitar vínculos entre familiares, também escancarou fragilidades e imperfeições. Neste tempo de intensa convivência, foi preciso ter mais equilíbrio e paciência e também trabalhar com a resiliência, mas, além disso, mostrou nossa capacidade de adaptação. 

“Com o passar do tempo houve maior proximidade e reciprocidade entre pais e filhos. Todos foram se conhecendo mais profundamente, trocando aprendizagens, ensinando e aprendendo juntos. Tem sido uma grande oportunidade de externar sentimentos e aprender a como lidar com eles”, observa a professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Santa Maria, Carolina Alves. 

Veja algumas dicas de como aproveitar o tempo em família:

– Invista em jogos: uma atividade divertida em que todos podem brincar juntos. Algumas sugestões são jogos de dama, xadrez, resta 1, Uno, Imagem e Ação e Dixit. 

– Aproveite a natureza: cultivem juntos um lindo jardim com flores ou preparem uma mini-horta de temperos no apartamento. Além de ser um ótimo passatempo, também é uma forma de relaxar. 

– Faça uma sessão pipoca: vocês podem preparar uma sessão de cinema em casa para ninguém botar defeito. Escolham os filmes preferidos ou inéditos, façam a pipoca e aproveitem. 

– Construam brinquedos: usando rolos de papel higiênico, tampas de garrafas pet, papelão e outros materiais disponíveis em casa, é possível criar muitos brinquedos e brincadeiras. Uma dica são os jogos de percurso.

– Resgate brincadeiras antigas: relembrar brincadeiras que faziam na sua infância pode ser uma boa curiosidade para mostrar ao seu filho. Algumas dicas são: pular elástico, cinco marias, bolinha de gude e pular corda.

Os comentários estão desativados.