Infância

Origami, uma arte milenar e amada pelas crianças!

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Prática exercita a coordenação motora, a percepção espacial e estimula a concentração

Fazer origamis, as famosas dobraduras de papel, é uma prática muito benéfica que, além de trazer bem-estar, exercita a coordenação motora, a percepção espacial e estimula a concentração. O origami é uma forma de arte tradicional do Japão na qual é possível criar uma figura tridimensional em papel por meio de dobras geométricas específicas. Para ter sucesso na empreitada, é preciso somente papel e uma dose de paciência.

Origami para crianças

Existem dobraduras de alta complexidade e outras mais simples, que podem ser feitas pelas crianças, como o famoso tsuru, ave considerada sagrada pelos japoneses. As crianças pequenas, que ainda não têm habilidade para dobrar, podem decorar o papel que servirá de base para o origami, por exemplo, ou ajudar a abrir as asinhas na finalização do pássaro.

Além da parte prática, que exercita diversas habilidades por meio da atividade manual, ainda existe o aspecto espiritual envolvido no origami.

“Nesse momento difícil que todos enfrentamos, incentivar as crianças a confeccionar dobraduras é um momento de renovar a força, a esperança e a união da família”, ressalta a professora do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, Aline Costa Lima Cardoso Ciurzynski.

Veja os benefícios da prática do origami:

  • Aprimora a noção estética, a observação de cores, texturas, materiais e formas;
  • Incentiva o desenvolvimento de esforço, paciência e persistência para criar figuras;
  • Trabalha a coordenação motora, a percepção espacial e a lateralidade, habilidades necessárias para compreender o passo a passo de uma dobradura;
  • Exercita a criatividade, já que, a partir de um pedaço de papel, é possível criar uma figura;
  • Exige concentração para prestar atenção nos movimentos realizados para finalizar uma obra;
  • Incentiva a memória, que é ativada quando lembramos dos passos depois de repetir algumas vezes o mesmo origami;
  • Causa sensação de satisfação ao produzir o próprio brinquedo.

Os comentários estão desativados.