Infância

Qual é o real significado da Páscoa?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Mesmo celebrada com os tradicionais ovos de chocolate, é importante lembrar de como essa data surgiu e o que simboliza

Coelhinho, ovos coloridos e chocolate são a combinação ideal que agrada a todas as crianças. Então, que tal aproveitar todo o encantamento que a Páscoa traz para fazer atividades em família e vivenciar o significado mais profundo da data? Existem muitas formas de tornar a espera pelo coelhinho ainda mais especial. 

Como celebrar a Páscoa com significado?

Quando vivenciada de forma lúdica e carinhosa, a Páscoa é um ritual que pode gerar memórias afetivas e valorizar a cultura e os valores de uma família. Também é um bom momento para ensinar aos filhos sobre o verdadeiro sentido da data: a passagem para uma vida nova e a ressurreição de Jesus.

Qual é a melhor forma de explicar sobre o verdadeiro significado da Páscoa?

Mesmo celebrada com os tradicionais ovos de chocolate, é importante lembrar de como essa data surgiu e o que simboliza. Não é preciso focar na morte de Jesus, mas sim dar ênfase em como Ele doou a sua vida para que uma civilização inteira tivesse a oportunidade de viver uma vida mais fraterna, humana e repleta de compaixão. 

“Uma das formas de abordar o assunto na prática é mostrar aos filhos que a compaixão, que significa se colocar no lugar das outras pessoas, é o sentimento mais nobre de um indivíduo para uma sociedade mais humanizada”, lembra a professora de Educação Infantil do Colégio Marista Criciúma, Claudia Kochhann de Lima. 

Ou seja, a Páscoa é uma ótima oportunidade para as famílias refletirem, em conjunto, sobre atitudes que podem ser melhoradas para que cada um possa cuidar melhor de si, do outro e do mundo. 

Veja formas de comemorar a Páscoa com significado:

– Valorize os símbolos: os elementos da Páscoa têm muitos significados que podem ser explorados. Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.  O ovo, por sua vez, é um símbolo de vida e renascimento. A vela representa o Cristo Ressuscitado, a esperança de uma vida nova. Já o girassol representa a busca da luz que é Cristo Jesus.

– Decore a mesa: a partir do conhecimento sobre os significados de cada elemento, os pais podem convidar as crianças a arrumarem a mesa para o almoço pascal contendo esses símbolos, proporcionando um momento em família com significado, criando memórias afetivas e sem o foco apenas no consumismo.

– Valorize a partilha: mesmo os ovos de chocolate comprados podem ganhar um significado na Páscoa.  Na hora da sobremesa, os pais podem sugerir fazer a partilha de um ovo. O significado do ovo é “Vida Nova”, então cada membro da família pega um pedaço do ovo e antes de comer fala em voz alta um propósito, uma atitude que irá ter para uma vida nova mais feliz.

Que tal tornar a sua Páscoa ainda mais divertida? Baixe o ebook e divirta-se com as brincadeiras que preparamos para você e sua família:

Os comentários estão desativados.