Comportamento

Você sabe o que é ASMR?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Sons baixinhos e barulhinhos intrigantes são capazes de trazer calma e tranquilidade para as crianças

De sussurros abafados e farfalhar de papel a mãos fazendo cócegas em pilhas de botões ou sons de unhas batucando em objetos, os vídeos com sons e imagens intrigantes são um verdadeiro fenômeno no YouTube. Se trata do ASMR, uma forma de “resposta sensorial autônoma do meridiano”, que promete, entre outras coisas, acalmar as crianças.

O que é ASMR?

A promessa é que esses barulhinhos curiosos e sons baixinhos são capazes de trazer tranquilidade, auxiliando os pequenos na hora de dormir ou quando ficam nervosas com alguma situação. Projetados para acalmar, os vídeos podem ajudar a aliviar a ansiedade e até fornecer uma trilha sonora relaxante para estudar. Um dos canais infantis de ASMR disponível no YouTube é o Sweet Carol.

Para a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Ana Paula Detzel, o ASMR ainda ajuda as crianças a compreender os sentimentos.

“Para crianças com dificuldades de pegar no sono, por exemplo, é possível criar uma rotina diária que use o ASMR como ferramenta para dormir. Também pode ser útil quando as crianças precisam resolver conflitos, pois ajuda a retomar a calma”, orienta.

Porém, como qualquer ferramenta que envolva crianças, o acompanhamento e monitoramento dos pais é fundamental. Esta é uma forma, inclusive, de observar a reação do filho. 

Como que esses vídeos funcionam?

O ASMR pode ser descrito como uma variedade de sensações calmantes como formigamentos, relaxamento, calma e sonolência, causados por uma variedade de estímulos suaves, por exemplo, sussurro, fala suave, toques leves e sons metódicos.

Originalmente voltado para adultos que convivem com estresse e ansiedade, o conteúdo ASMR tem sido cada vez mais usado por pais e responsáveis ​​para ajudar as crianças na transição de brincar para dormir ou para contornar alguma situação difícil.

A “resposta sensorial autônoma do meridiano” se baseia na medicina tradicional chinesa, que considera os meridianos como caminhos de energia que percorrem nossos sistemas corporais, também chamados de chakras. ASMR é a resposta imediata do meridiano no crânio e na coluna – ou o “chacra coronário” – sendo estimulado.

Vídeos de ASMR são confiáveis?

É importante ressaltar que os vídeos de ASMR não são categorizados pela comunidade médica e científica, mas apresentam bons resultados em situações simples do cotidiano, servindo como apoio na hora de dormir e acalmar as crianças. Embora muitas das opções sejam adequadas para os pequenos e apresentem unicórnios e brinquedos, algumas são mais voltadas para adultos ou podem parecer questionáveis ​​ou sugestivas. Analise o conteúdo e atualize suas configurações de segurança. Certifique-se de que as crianças também sejam supervisionadas ao rolar a tela e tenha cuidado com a reprodução automática.

Os comentários estão desativados.