Como dizia Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Essa frase permanece atual e relevante, especialmente em tempos de transformação digital acelerada.
Hoje, a educação enfrenta desafios ocasionados pelo desenvolvimento das inovações tecnológicas, levantando uma questão essencial: como aproveitar essas ferramentas, sem enfraquecer os vínculos humanos que tornam o aprendizado significativo?
Nos últimos anos, as chamadas edtechs (startups voltadas à educação) ganharam força, oferecendo plataformas, ferramentas e metodologias que prometem revolucionar a sala de aula.
A tecnologia, a partir da tradição e dos valores maristas, é uma aliada e nunca um fim em si mesma. Encontrar esse equilíbrio pode parecer desafiador, mas existem caminhos que impulsionam o aprendizado no dia a dia.
Inovação além das telas
Quando pensamos em inovação, muitas vezes associamos de imediato a novos aplicativos, computadores de última geração ou salas cheias de recursos digitais. Mas, inovar é muito mais do que isso.
Na educação, inovação significa criar experiências que façam sentido, que despertem a curiosidade, que desafiem o estudante a pensar de forma crítica e criativa.
Uma roda de conversa bem conduzida pode ser tão inovadora quanto um projeto com realidade aumentada, e um trabalho de campo que conecta os estudantes à comunidade pode gerar aprendizados tão significativos quanto uma atividade em plataforma gamificada.
Essa visão dialoga diretamente com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que coloca no centro a formação integral do estudante, estimulando competências e habilidades, tanto cognitivas, socioemocionais e culturais.
O papel da tecnologia na sala de aula marista
Nos Colégios Maristas, a tecnologia é uma aliada para que cada estudante aprenda de forma mais autônoma e conectada ao mundo.
Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas ferramentas!
Iônica.com
Os estudantes interagem com os conteúdos programáticos e outras informações de cada componente (disciplina) pelo ambiente digital de educação iônica, que pode ser acessado em diversos dispositivos móveis, inclusive de forma off-line.
Nesse espaço estão disponíveis obras digitais, aulas virtuais, questões interativas, acompanhamento de desempenho em cada componente curricular e, ainda, a criação de conteúdos e tarefas específicas.
Conheça mais em: ola.souionica.com.br
Estuda.com
Uma plataforma digital de ensino que se adapta às necessidades de aprendizagem de cada estudante. A partir de uma análise de dados, o sistema elabora planos de estudos específicos e adaptados a cada cenário, conteúdo ou situação.
A estuda.com oferece, ainda, acesso a simulados, raios-x de respostas, temas de redação, questões detalhadas, além de históricos semanais para verificar desempenhos e identificar pontos de aprimoramento.
Conheça mais em: estuda.com
Microsoft Office 365
Os recursos do pacote Office, como edição de texto, planilhas, formulários e outros, são utilizados pelos professores em propostas dinâmicas de aulas e como um importante apoio na produção do conhecimento.
Conheça mais em: microsoft.com/pt-br/microsoft-365
Humanização e inovação de mãos dadas

E como equilibrar, na prática, tecnologia e humanização? Existem alguns caminhos possíveis:
- Metodologias ativas: projetos colaborativos, aprendizagem baseada em problemas e experiências de mão na massa são exemplos de como a tecnologia pode potencializar a participação dos estudantes sem substituir a interação humana.
- Múltiplas linguagens: além das ferramentas digitais, é essencial garantir momentos de escrita manual, artes, música, esporte e diálogo. Essa diversidade enriquece a formação integral.

- Momentos de desconexão: criar espaços para reflexão, oração, convivência e troca presencial fortalece vínculos e dá significado ao uso das ferramentas digitais.
- Educação crítica: estimular os estudantes a refletirem sobre o papel da tecnologia em suas vidas, discutindo ética, cidadania digital e empatia no mundo online.
A humanização na sala de aula se revela em gestos cotidianos: na escuta atenta de cada estudante, na valorização das diferenças, nas rodas de conversa, nas ações solidárias e nos momentos de convivência e espiritualidade.
É assim que transformamos o aprendizado em um ato de cuidado e presença. Essas práticas mostram que a tecnologia, quando bem conduzida, não afasta, mas aproxima.
Ela pode abrir portas para que crianças e jovens expressem suas ideias, se conectem com o mundo e desenvolvam competências essenciais para o século XXI, sem perder de vista aquilo que nos torna humanos.
O futuro que queremos construir
Na missão marista, educar vai muito além de transmitir conteúdos: é sobre formar sujeitos autônomos, solidários e transformadores. Esse compromisso precisa estar presente em cada decisão, inclusive no uso das tecnologias.
O futuro da educação não está em escolher entre telas ou encontros presenciais, mas em integrar os dois universos de forma equilibrada. Educar é, antes de tudo, um ato humano.
Quando tecnologia e humanização caminham juntas, conseguimos preparar crianças e jovens para o mundo sem perder de vista o coração da missão marista: formar para a vida.
Tecnologia aliada ao ensino

O futuro que queremos construir é aquele em que o conhecimento e o cuidado caminham juntos.
Nos Colégios Maristas, tecnologia e humanização se entrelaçam para formar cidadãos éticos, solidários e preparados para transformar o mundo, com fé, cultura e vida em harmonia.
Quer conhecer mais de perto? Entre em contato conosco ou agende uma visita.




Os comentários estão desativados.